quinta-feira, 6 de junho de 2013

Psicotestes do DETRAN, o que eles avaliam?


Semana passada(15/05/2012) eu fiz os exames médico e psicológico para tirar a CNH pelo DETRAN-BA. No laudo eles te direcionam para uma única clínica, não há opção de escolha. Existe uma ao lado da minha casa. Muito se fala desses exames, eu nunca tive problemas com isso, fui de mente aberta e tranquilo para fazê-los. Lá foram feitos os exames médicos de visão, ofuscamento, equilíbrio e pressão; e 4 psicotestes distintos, fiz com tranquilidade e obedecendo as regras que me foram colocadas, além de uma entrevista individual, super curta com menos de 1 minuto de duração. Considerei meu desempenho satisfatório, porém fui reprovado em um deles. Não me disseram qual e apenas informaram que tive desempenho não satisfatório em um dos testes e que deverá ser corrigido e foi marcado o reteste para o dia 19/06/2012. Como se não bastasse ser reprovado em algo desse tipo, ainda tenho que esperar 1 mês para refazer o teste. Lá se vai mais 1 mês enfrentando os amados ônibus de Salvador. E eu odeio ficar sem saber o motivo das coisas, e o pior, esperar bastante por isso.

Fiquei sem acreditar no que ocorreu, minha sede por conhecimentos e justificativas não me deixou ficar parado, atônito. Então fui pesquisar sobre esses testes aplicados. Entender porque, e em qual deles, eu fui reprovado e o que eles avaliam. Acabei descobrindo coisas interessantes e outras que julgo absurdas. Na hora dos testes, eu achei os 3 primeiros válidos e interessantes para quem está tirando a carteira, porém a surpresa, para mim, foi o último. Os testes aplicados foram os seguintes:

1 - TADIM


TADIM

O TADIM é um teste de atenção difusa, que "é uma função mental que focaliza, de uma só vez, diversos estímulos que estão dispersos espacialmente , realizando uma captação rápida de informações e fornecendo um conhecimento instantâneo para o individuo.". Nesse teste temos 4 minutos para marcar o maior número possível de placas, em sequencia numérica e circular o ultimo ao final desse tempo.

Tive um desempenho mais que satisfatório, consegui marcar todas as placas e estive bastante atento para não deixar passar nenhum. Marquei todas em sequencia, sem burlar a regra desse teste. Na minha opinião, leiga, esse teste é interessante e realmente tem a ver com o propósito e objetivo.

Na correção  a obtenção do resultado é feita pegando o valor encontrado na placa circulada(Valor Bruto) menos a quantidade de placas de valor menor que não foram marcadas. Eu devo ter feito entre 47 e 50, já que estive bastante atento. Mas o primeiro absurdo surge aqui, nos manuais de avaliação, que encontrei pela internet, existe uma tabela de avaliação diferenciada de acordo com a escolaridade! Divididos em 4 categorias, ensino fundamental incompleto, ensino fundamental completo, ensino médio e ensino superior. As exigências aumentam junto com a escolaridade. Porém, mesmo assim meu desempenho ficaria avaliado como bom.

2 - TACOM-A
TACOM-A

Esse é um teste de atenção concentrada, que "é a unção mental em que os interesses de focalização (dos estímulos) são dirigidos a um centro onde existe apenas um estímulo ou onde está reunido um grupo de estímulos que tenham características em comum. Para alcançar-se este tipo de atenção é necessário um maior dispêndio de tempo.". Nele temos 1m30s para marcar sequencialmente(da esquerda para direita e após finalizar a linha, de cima para baixo) todas as placas que coincidem com as 4 observadas acima.

Não sei ao certo o meu desempenho, mas ficou faltando 3 ou 4 linhas para finalizar, não considero minha atenção ruim e  não devo ter deixado passar mais que 2 placas.

O resultado é obtido pegando o numero de placas marcadas e subtraindo pelas omitidas e marcadas erradas. Devo ter ficado com um resultado entre 90 e 100. A avaliação nesse teste também utiliza o critério de escolaridade, o que, mesmo na categoria de ensino superior, me deixaria na zona média. Provavelmente não fui reprovado aqui e também acho justíssima a aplicação desse teste.

3 - Raciocínio Lógico
Exemplo de questão

Nesse teste foi passado um caderninho com 40 questões de raciocínio lógico, das mais bobas possíveis a algumas mais avançadas e interessantes. Porém temos apenas 20 minutos para fazer, o que resulta numa média de 30 segundos por questão.

Consegui responder a 37 das questões, as últimas questões realmente são bem rebuscadas, mas o tempo era muito curto, minha inteligencia não me permitiu completar o caderno.

Não encontrei o manual do teste que fiz, mas muita gente diz que é esperado que acerte 50% dessa prova para passar. Porém, não sei se a questão da escolaridade também muda o resultado esperado. Esse teste também considero interessante e ao meu ver, é, dos aplicados, o teste em que é mais possível verificar se uma pessoa é louca, afinal quando se fala em psicoteste, as pessoas pensam que servem para avaliar loucura.

4 - Palográfico
Exemplo de resposta

Esse é o teste que me motivou fazer esse post! O que ele avalia? Para que serve!? Quando o fiz, pensei em uma coisa, mas quando encontrei o manual(nem o nome do teste eu sabia!), levei um susto! Nada do que eu pensava. Na hora desse teste, você faz um treinamento de 2m30s e depois tem 5m para fazer. No treinamento tem dois traços verticais em cima, um embaixo e você deve completar com traços verticais e passar para a linha de baixo após terminar a linha, a cada sinal que a psicologa falar, você deve fazer um traço na horizontal, ela fala sinal a cada 30s no treinamento e a cada 1m no teste. As instruções passadas, além dessas, são, fazer traços parecidos com os do exemplo, manter o mesmo espaçamento e fazer eles o mais rápido possível.

Eu simplesmente segui as regras e consegui equalizar velocidade e qualidade dos traços, para a minha péssima coordenação motora nos dedos. Mantive o ritmo de 1 traço por segundo, com o qual eu tinha começado. Fiz no total 288 traços verticais, com qualidade semelhante aos do exemplo, mas com espaçamento mais uniforme e mais retilíneo. Na minha inocência, considerei um bom desempenho.

Pois bem, não há teste mais subjetivo que esse, de todos que foram passados. Esse é um teste projetivo(subjetivo) de grafismo que visa a avaliação da PERSONALIDADE!!! Isso mesmo, sua personalidade está sendo medida pela velocidade, qualidade e etc, de se fazer tracinhos em uma folha de papel! Até onde isso é válido?

Na avaliação são considerados os seguintes itens, divididos em duas sessões:

- Análise Quantitativa
  • Produtividade
  • Ritmo
  • Gráfico de Rendimento
- Análise Qualitativa
  • Distância dos palos(traços)
  • Agrupamento dos palos
  • Inclinação dos palos
  • Tamanho dos palos
  • Direção das linhas
  • Distância entre linhas
  • Margem esquerda
  • Margem direita
  • Margem Superior
  • Pressão e qualidade do traçado
  • Tipo de traçado
  • Irregularidades do traçado
  • Organização e ordem

    Olha a quantidade de itens subjetivos que são avaliados, os resultados de cada item definem algo da sua personalidade. O pior, na minha avaliação, meu resultado é satisfatório em todos os itens, menos em um. Em que ele é péssimo! O produtividade! Onde, para nível superior(pois é, ele também leva em conta a escolaridade), fazer menos de 396 traços coloca-o na pior classificação que indica uma produtividade muito abaixo da média. Nos outros quesitos devo ter obtido resultados médios ou bons. As pergunta que ficam,  esse teste avalia o momento? Eu estava fazendo psicoteste para entrar na industria? O que o DETRAN prefere? Motoristas que fazem tudo apressado, de qualquer jeito para alcançar os seus objetivos? Ou aqueles que procuram respeitar as regras, se adequam as suas limitações e são mais prudentes? Tenho uma leve impressão que preferem os primeiros, é só dar uma olhada no transito das nossas cidades!


    PS. NÃO TENHO MODELOS OU MANUAIS PARA SEREM ENVIADOS. OS QUE CONSEGUI ESTÃO NAS IMAGENS E FORAM AMPLAMENTE DIVULGADOS NA INTERNET.