quinta-feira, 6 de junho de 2013

Psicotestes do DETRAN, o que eles avaliam?


Semana passada(15/05/2012) eu fiz os exames médico e psicológico para tirar a CNH pelo DETRAN-BA. No laudo eles te direcionam para uma única clínica, não há opção de escolha. Existe uma ao lado da minha casa. Muito se fala desses exames, eu nunca tive problemas com isso, fui de mente aberta e tranquilo para fazê-los. Lá foram feitos os exames médicos de visão, ofuscamento, equilíbrio e pressão; e 4 psicotestes distintos, fiz com tranquilidade e obedecendo as regras que me foram colocadas, além de uma entrevista individual, super curta com menos de 1 minuto de duração. Considerei meu desempenho satisfatório, porém fui reprovado em um deles. Não me disseram qual e apenas informaram que tive desempenho não satisfatório em um dos testes e que deverá ser corrigido e foi marcado o reteste para o dia 19/06/2012. Como se não bastasse ser reprovado em algo desse tipo, ainda tenho que esperar 1 mês para refazer o teste. Lá se vai mais 1 mês enfrentando os amados ônibus de Salvador. E eu odeio ficar sem saber o motivo das coisas, e o pior, esperar bastante por isso.

Fiquei sem acreditar no que ocorreu, minha sede por conhecimentos e justificativas não me deixou ficar parado, atônito. Então fui pesquisar sobre esses testes aplicados. Entender porque, e em qual deles, eu fui reprovado e o que eles avaliam. Acabei descobrindo coisas interessantes e outras que julgo absurdas. Na hora dos testes, eu achei os 3 primeiros válidos e interessantes para quem está tirando a carteira, porém a surpresa, para mim, foi o último. Os testes aplicados foram os seguintes:

1 - TADIM


TADIM

O TADIM é um teste de atenção difusa, que "é uma função mental que focaliza, de uma só vez, diversos estímulos que estão dispersos espacialmente , realizando uma captação rápida de informações e fornecendo um conhecimento instantâneo para o individuo.". Nesse teste temos 4 minutos para marcar o maior número possível de placas, em sequencia numérica e circular o ultimo ao final desse tempo.

Tive um desempenho mais que satisfatório, consegui marcar todas as placas e estive bastante atento para não deixar passar nenhum. Marquei todas em sequencia, sem burlar a regra desse teste. Na minha opinião, leiga, esse teste é interessante e realmente tem a ver com o propósito e objetivo.

Na correção  a obtenção do resultado é feita pegando o valor encontrado na placa circulada(Valor Bruto) menos a quantidade de placas de valor menor que não foram marcadas. Eu devo ter feito entre 47 e 50, já que estive bastante atento. Mas o primeiro absurdo surge aqui, nos manuais de avaliação, que encontrei pela internet, existe uma tabela de avaliação diferenciada de acordo com a escolaridade! Divididos em 4 categorias, ensino fundamental incompleto, ensino fundamental completo, ensino médio e ensino superior. As exigências aumentam junto com a escolaridade. Porém, mesmo assim meu desempenho ficaria avaliado como bom.

2 - TACOM-A
TACOM-A

Esse é um teste de atenção concentrada, que "é a unção mental em que os interesses de focalização (dos estímulos) são dirigidos a um centro onde existe apenas um estímulo ou onde está reunido um grupo de estímulos que tenham características em comum. Para alcançar-se este tipo de atenção é necessário um maior dispêndio de tempo.". Nele temos 1m30s para marcar sequencialmente(da esquerda para direita e após finalizar a linha, de cima para baixo) todas as placas que coincidem com as 4 observadas acima.

Não sei ao certo o meu desempenho, mas ficou faltando 3 ou 4 linhas para finalizar, não considero minha atenção ruim e  não devo ter deixado passar mais que 2 placas.

O resultado é obtido pegando o numero de placas marcadas e subtraindo pelas omitidas e marcadas erradas. Devo ter ficado com um resultado entre 90 e 100. A avaliação nesse teste também utiliza o critério de escolaridade, o que, mesmo na categoria de ensino superior, me deixaria na zona média. Provavelmente não fui reprovado aqui e também acho justíssima a aplicação desse teste.

3 - Raciocínio Lógico
Exemplo de questão

Nesse teste foi passado um caderninho com 40 questões de raciocínio lógico, das mais bobas possíveis a algumas mais avançadas e interessantes. Porém temos apenas 20 minutos para fazer, o que resulta numa média de 30 segundos por questão.

Consegui responder a 37 das questões, as últimas questões realmente são bem rebuscadas, mas o tempo era muito curto, minha inteligencia não me permitiu completar o caderno.

Não encontrei o manual do teste que fiz, mas muita gente diz que é esperado que acerte 50% dessa prova para passar. Porém, não sei se a questão da escolaridade também muda o resultado esperado. Esse teste também considero interessante e ao meu ver, é, dos aplicados, o teste em que é mais possível verificar se uma pessoa é louca, afinal quando se fala em psicoteste, as pessoas pensam que servem para avaliar loucura.

4 - Palográfico
Exemplo de resposta

Esse é o teste que me motivou fazer esse post! O que ele avalia? Para que serve!? Quando o fiz, pensei em uma coisa, mas quando encontrei o manual(nem o nome do teste eu sabia!), levei um susto! Nada do que eu pensava. Na hora desse teste, você faz um treinamento de 2m30s e depois tem 5m para fazer. No treinamento tem dois traços verticais em cima, um embaixo e você deve completar com traços verticais e passar para a linha de baixo após terminar a linha, a cada sinal que a psicologa falar, você deve fazer um traço na horizontal, ela fala sinal a cada 30s no treinamento e a cada 1m no teste. As instruções passadas, além dessas, são, fazer traços parecidos com os do exemplo, manter o mesmo espaçamento e fazer eles o mais rápido possível.

Eu simplesmente segui as regras e consegui equalizar velocidade e qualidade dos traços, para a minha péssima coordenação motora nos dedos. Mantive o ritmo de 1 traço por segundo, com o qual eu tinha começado. Fiz no total 288 traços verticais, com qualidade semelhante aos do exemplo, mas com espaçamento mais uniforme e mais retilíneo. Na minha inocência, considerei um bom desempenho.

Pois bem, não há teste mais subjetivo que esse, de todos que foram passados. Esse é um teste projetivo(subjetivo) de grafismo que visa a avaliação da PERSONALIDADE!!! Isso mesmo, sua personalidade está sendo medida pela velocidade, qualidade e etc, de se fazer tracinhos em uma folha de papel! Até onde isso é válido?

Na avaliação são considerados os seguintes itens, divididos em duas sessões:

- Análise Quantitativa
  • Produtividade
  • Ritmo
  • Gráfico de Rendimento
- Análise Qualitativa
  • Distância dos palos(traços)
  • Agrupamento dos palos
  • Inclinação dos palos
  • Tamanho dos palos
  • Direção das linhas
  • Distância entre linhas
  • Margem esquerda
  • Margem direita
  • Margem Superior
  • Pressão e qualidade do traçado
  • Tipo de traçado
  • Irregularidades do traçado
  • Organização e ordem

    Olha a quantidade de itens subjetivos que são avaliados, os resultados de cada item definem algo da sua personalidade. O pior, na minha avaliação, meu resultado é satisfatório em todos os itens, menos em um. Em que ele é péssimo! O produtividade! Onde, para nível superior(pois é, ele também leva em conta a escolaridade), fazer menos de 396 traços coloca-o na pior classificação que indica uma produtividade muito abaixo da média. Nos outros quesitos devo ter obtido resultados médios ou bons. As pergunta que ficam,  esse teste avalia o momento? Eu estava fazendo psicoteste para entrar na industria? O que o DETRAN prefere? Motoristas que fazem tudo apressado, de qualquer jeito para alcançar os seus objetivos? Ou aqueles que procuram respeitar as regras, se adequam as suas limitações e são mais prudentes? Tenho uma leve impressão que preferem os primeiros, é só dar uma olhada no transito das nossas cidades!


    PS. NÃO TENHO MODELOS OU MANUAIS PARA SEREM ENVIADOS. OS QUE CONSEGUI ESTÃO NAS IMAGENS E FORAM AMPLAMENTE DIVULGADOS NA INTERNET.

    62 comentários:

    1. Bruno, fiz os exames hoje, numa clínica no centro empresarial iguatemi, e foi exatamente igual a esses! Só tinha mais um, que parecia um jogo da memória em que tínhamos que ligar objetos iguais. Saí preocupado, pelo fato de não ter conseguido completar todos os testes, mas acho que consegui bons resultados. No TADIM não lembro de a psicóloga ter pedido para circular a última marcada, simplesmente fiz até aonde consegui, que foi até o 38, se não me engano. No Tacom-a ficou apenas uma linha e meia sem fazer e no raciosínio lógico ficaram umas 3, que acabei chutando, não quiz deixar em branco. No palográfico foi o mais tenso. Fiquei nervoso, tremi um pouco... comecei devagar, tentando fazer o mais certinho possível, depois acelerei e ficaram muito tortas! rsrs Ela disse que não precisava somar os resultados, mas pelo que lembre devo ter feito 400 e poucas linhas. Foi a primeira vez que fiz esses exames, tenho nível superior e não sei como eles avaliam e estou meio preocupado. O que você acha? Valeu!

      ResponderExcluir
    2. pow cara, gostei bastante das instruções, vai me ajudar nessa segunda vez, pois perdi a primeira também!
      abraço muito bom

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. deu trabalho mais esta ai a presciosidade
        http://pt.scribd.com/doc/87967360/aula-de-tep

        Excluir
      2. eu perdi tbm nesses tracos em um hospital.na verdade e a quantidade ou qualidade ja que n da para ir reto se fizer um montao a folha toda passa independente de reto ou nao

        Excluir
    3. Eu amei essa digas si poder mi manda mais de logica ñ em tendo de logico estou com muito medo de perde mi ajude

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. http://pt.scribd.com/doc/87967360/aula-de-tep

        Excluir
    4. cara fico massa eu também perder na primeira vez mas agora na segunda chassi 12/06/ 2013 eu vou consegue com fé em DEUS.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. http://pt.scribd.com/doc/87967360/aula-de-tep

        Excluir
    5. alguem sabe qual é tacom - B?? perdi nessa mais n me recordo qual é?

      ResponderExcluir
    6. Bom dia Bruno!!! por favor gostaria que você,me dessa uma ajuda,pós fiz trés vezes o psico-teste e fui reprovada estou desesperada!!! vc poderia passar umas dicas do livrinho?a guardo uma resposta sua.Obrigada..
      mfatimalimas@hotmail.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. http://pt.scribd.com/doc/87967360/aula-de-tep

        Excluir
    7. Eu simplesmente te acho Ninja Veio!!!!

      ResponderExcluir
    8. galera segue o link das 40 respostas.
      http://pt.scribd.com/doc/87967360/aula-de-tep

      ResponderExcluir
    9. Galera eu reprovei na TACOM-A(placas) que estão a cima,gostaria de tirar uma dúvida e ficarei grata a quem poder me ajudar,assim a psicóloga falou que teria que cortar as placas com um risco ao meio das setas na ordem, ou seja como esta no ex. a cima,dai gostaria que alguém que fez essa e passou se pronunciasse e me explicasse se estou certa,então a minha dúvida é a seguinte: assim eu fiz tudo como ela mandou mais só consegui marcar até a quarta linha eu acho,dai comecei a marcar pela primeira seta (dobre a direita) dai antes de chegar na seta (dobre a esquerda) se tivesse outras repetidas (dobre a direita) eu marcava tbm,e por ai sucessivamente fazia o mesmo com as outras marcava as repetidas mais na sequência!Queria saber se fiz certo ,e se vocês tbm fizeram assim?? pq foi assim que a psicóloga falou marcar as repetidas agora todas dentro da sequência,e outra dúvida tbm acho que devo ter reprovado nessa pq não cortei as placas como mostra a cima,cortei de baixo pra cima (sentindo contrário),isso tem a ver tbm com a reprovação?? Obrigada e aguardo respostas de todos vocês!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. ola Nelys não importa o jeito que você vai cortar, o importante é que você risque a placa, sempre começando pela esquerda da folha ate a direita e assim com todas as linhas, você tem que marcar os 4 tipos de placas que tem no exemplo, nao pode fazer primeiro uma depois a outra, e tem que fazer pelo menos ate a metade da folha, se você fazer da metade para cima com certeza vai reprovar

        Excluir
    10. Engraçado como as pessoas gostam de julgar o trabalho dos outros com pesquisas feitas na internet. Bruno você simplismente poderia ter pedido melhor esclarecimento direto a psicologa da clínica, se deu ao trabalho de uma pesquisa sem muito embasamento. O palográfico é um teste de personalidade sim e por bobos tracinhos que vc faz ali durante cinco minutos, sem perceber vc está sendo espontaneo e agindo livremente por mais que tente burlar ou manipular seu teste, quando bem aplicado e havendo cooperação do candidato esse teste releva muito mais de vc do que se pode imaginar. Mas infelizmente as pessoas tem uma visão distorcida do psicotécnico e acham que se não passarem são loucos, que é um absurdo e inadmissível não se passar em testes tão fáceis. Mas muitas coisas são levadas em conta, e que vcs acham que não contam, mas vc tem que estar bem emocionalmente, ir descansado e se estiver passando por algo naquele momento como perda de um parente ou uma simples noite mal dormida contar para o psicologo pode contar e muito no seu resultado final. Um dos pontos que avaliamos nesses testes é a questão da impulsividade (agressividade), ansiedade, etc... não só a sua produtividade seu teste é avaliado no todo e não em partes e no conjunto provavelmente algum desses pontos não foram satisfatórios e pelo que entendi vc não foi reprovado só será reavalidado pq no momento seu teste precisava melhorar em um ponto que poderia não ser relevante, algo que não seja da sua personalidade em si e vindo a melhorar vc estaria apto, pq um dos fatores que mais influenciam no resultado do teste é a ansiedade gerada na hora de se fazer o psicotécnico principalmente por esse tabu de achar que todos que não passam são doidos. Não critico a sua iniciativa de procurar saber o que houve com seus testes, mas vc se auto avaliar sim, porque nós estudamos e não fazemos isso por brincadeira, esses testes são validos sim e tem muito estudos feitos para eles serem válidos, não são simplesmente jogados ali. Cuidado com suas palavras a respeito das coisas, julgar sem um conhecimento maior.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Agora me responda, qual foi a amostra e o tipo de população que validou um teste como o palográfico!?

        Para mim e para muitos colegas seus, o grafologia é uma pseudo ciencia! Seus resultados não são válidos! E vcs continuam aplicando esses tipo de teste cegamente!!!

        Quer alguns estudos de colegas seus que também discordam de tais testes? Procura ai:

        Roy N. King and Derek J. Koehler (2000), "Illusory Correlations in Graphological Inference", Journal of Experimental Psychology: Applied 6 (4): 336–348

        Fluckiger, Fritz A, Tripp, Clarence A & Weinberg, George H (1961), "A Review of Experimental Research in Graphology: 1933 - 1960", Perceptual and Motor Skills 12: 67–90

        E nesses sites vc ainda pode conseguir mais referencias:
        http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/4223445.stm
        http://www.projetoockham.org/pseudo_grafologia_3.html

        TENHO TODO O DIREITO DE QUESTIONAR A VALIDADE DOS TESTES! ESSE PAÍS AINDA É LIVRE, NÃO É?

        Excluir
      2. Boa Bruno, concordo plenamente. vê se pode as pessoas pensam que só por estudar um pouco podem ameaçar e denegrir opiniões.

        Excluir
      3. Bruno. Trabalho como psicólogo, e embora não faça uso dos testes na minha prática cotidiana, sugiro que busque informações também no próprio site do conselho de Psicologia (www.pol.com.br) e no site de avaliação dos testes (http://satepsi.cfp.org.br/). Todos os testes psicológicos em uso atualmente foram avaliados, utilizando ampla amostra populacional do Brasil. Por exemplo, o palográfico teve sua aplicação reprovada pelo Conselho em 2000, e em uma nova versão foi validada em 2004, a partir de pesquisas no Brasil com ampla amostra populacional (já fora estudado em outros países), com detalhes constantes no próprio manual do teste. Vi que as referências que você pesquisou são mais antigas que a revalidação nacional. Não confundir o palográfico (teste de personalidade privativo do psicólogo, em que você tem um estímulo neutro e vai estudar variações quantitativas, de ritmo e traçado entre indivíduos) com grafologia (tentativa de estudar a escrita, na qual se associa a qualidade da escrita do indivíduo a determinadas personalidades - difícil de se ter o parâmetro da escrita "padrão" ). O teste não visa exclusão das pessoas, pois ele apenas traduz algumas predisposições ou amostras comportamentais do sujeito naquele momento. É antes de tudo uma medida de segurança para si e para os outros. Um sujeito que fica muito ansioso no teste e tem um desempenho abaixo na norma ou com alterações significativas do traçado ( neste teste específico, a parte motora é afetada, e reflete no traçado e ritmo) terá a mesma ansiedade numa situação crítica de transito, podendo inclusive colocar a própria vida em risco (a resposta motora também ficará alterada na crise). Claro que é valido o questionamento, e ficamos irritados quando não conseguimos o que queremos, mas os estudos existem e o fato de não conhecermos os critérios não invalidam os mesmos. Por exemplo, você ao fazer um exame laboratorial de sangue e o mesmo dar alterado, você não procura saber se a metodologia aplicada pelo bio-químico é a mais adequada, e como profissional de saúde em hospital já lidei com inúmeros erros grosseiros dessa ordem... Sem contar o erro de interpretação da quantidade de elementos do sangue (esses também mudam de tempos em tempos) a serem feitos pelos médicos. Onde está a objetividade? Está em convenções, em comparações estatísticas, em estudos com amplas amostras... Todas mutáveis, porém válidas em determinadas condições. O mesmo acontece com a Psicologia. Existem profissionais do conselhos com a mesma preocupação sua (são mesmo válidos?), e com habilitação melhor que a minha e a sua para avaliar esses instrumentos.

        Excluir
      4. Este comentário foi removido pelo autor.

        Excluir
      5. passei por situação semelhante que o colega e como sou uma pessoa curiosa gosto de absorver conhecimentos principalmente qd estou sendo avaliada porém a psicologa não quis explicar e demonstrou certo incomodo qd perguntei qual é o percentil para minha escolaridade? bom depois de pesquisar td pela internet fiz novamente e me questionei como fui ingênua em pensar q a referida profissional esclarecia o assunto... quem quer tem q correr atrás o povo só quer o dinheiro o resto BRASIL!!
        Excluir

        Excluir
    11. Amanhã, estarei indo fazer o meu teste, é dei uma boa estuda aqui.. espero que dê tudo certo.. #Deus na frente de tudo..' com fé em Deus, já deu tudo certo.. Boa dica #Bruno, isso ae.. o'que aprendemos temos que repassar ajúda ao proximo ! Parabéns !

      ResponderExcluir
    12. Perdi nesta bosta de tadim mais obrigado pela postagem que agora eu vou imprimir e vou testar todo dia e tadim deste tadim vai ficar facim!!! kkkk

      ResponderExcluir
    13. Eu reprovei no teste de lógica, aproveitei para questionar a psicóloga qual era a lógica do último exercício do livrinho, e pasmem nem ela sabia me responder. Agora imaginem, se ela como profissional não sabia, como nós que praticamente fizemos um teste de lógica pela primeira ou segunda vez vamos saber? Sem contar que o tempo é muito curto.

      ResponderExcluir
    14. Cara vc agindo dessa maneira está ajudando muita gente.me colocaram para fazer o teste numa distância tão grande da minha casa que precisei pegar dois ônibus para chegar ao local,quando cheguei foi estressado,cansado,com fome,e ansioso.tudo isso me atrapalhou,mas por medo tive que mentir dizendo que estava bem:resultado acabei perdendo no teste.
      Agora ao chegar no local vou expressar isso tudo para o avaliador.

      ResponderExcluir
    15. Olá pessoal será que alguém sabe qual o segredo da ultima questão ???em que a psicóloga da um livrinho para acharmos uma figura igual comparando com as figuras abaixo.???Pois a 1ª questão é super fácil mais as outras ñ consegui achar uma achava duas ou mais sendo que ela só quer uma figura Obrigado que Deus abençoe a todos pra passar porque ninguém merece...

      ResponderExcluir
    16. olha que eu achava que eu era burra a maioria das pessoas teve dificuldades nesse teste eu não fui diferente vou repetir o teste dia 26 de dezembro neguem merece agora estou mas segura por que sei que não é só eu que tenho dificuldade boa sorte para as pessoas que esta repetindo como eu e as que val fazer pela primeira vez.

      ResponderExcluir
    17. Bruno, parabéns pelo seu post. Certamente ajuda muita gente que sequer imagina o que vai encontrar por lá. Quando fiz o teste, isso já faz muitos anos, kkk, a psicóloga ainda mandou eu desenhar uma figura humana e logo após mandou eu dizer a idade da figura (falei que ela tinha acabado de nascer, pois eu tinha criado naquele momento). Ainda perguntou se estava viva ou morta (respondi, que desenho não tem vida). Achei que era um absurdo, mas mesmo assim respondi. Sai da sala angustiado e apreensivo, mas depois de 10 dias saiu o resultado: aprovado. Hoje não mandam mais você desenhar. Desejo boa sorte a todos que ainda precisam passar por estes testes.

      ResponderExcluir
    18. Pessoal vcs sabem que existem várias industrias? Industria da SECA (essa é muito antiga), industria das multas (essa é muito mais nova), da OAB (essa milionária), cirurgia, transplante orgão humano ( some gente), das entrevistas, e dos testes, psicotécnico, psicotestes, ENEM, do dedinho (só para os médicos do SAMU) lembram? vestibulares, do assessor parlamentar (essa é antiga) e outras mais. O NEGÓCIO É GANHAR $$$$$$$$$$$$$$$$. Isso é que interessa!!!!! E vamos reprovar os candidatos com os exames.

      ResponderExcluir
    19. Não sei se você tem conhecimento, mas é crime divulgar a prática de divulgar testes psicológicos e maneira de fazê-los. Como homem voltado à ciência deveria saber que esta variável interfere no resultado de um processo de avaliação legal. Parabéns por contribuir para um trânsito menos seguro!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vcs psicologismos devem ter um problema sério para lidar com críticas, ou seria medo de perder esse grande cabide de emprego? Sério mesmo.

        Quero saber, onde eu estou fazendo uso indevido dos testes, aplicando ele como um psicologo? Onde estou ensinando a burlar? Pois não estou vendo... Eu só comento sobre os testes e, principalmente, critico o último! Teste esse que nem é concenso na área, quanto a sua validade, pelo contrário, há vários estudos que afirmam que a grafologia é uma pseudo ciência...

        Agora, todas as ciências tem suas ferramentas e métodos divulgados, só a psicologia que tem que ter segredinhos, que só os psicólogos sabem como funciona!?

        Transito menos seguro por causa de um post desse? Me poupe, viu?

        Excluir
      2. concordo com vc Bruno ! o egocentrismo chegou neles e parou!

        Excluir
    20. Respostas
      1. Bobagem estes psicotestes estão sendo aplicados e até hoje o número de acidente no trânsito só aumenta... o que diminui acidente no trânsito é educação, consciência e respeito ao próximo e não o número de risquinhos que se faz em uma folha.

        Excluir
      2. ai sim este realmente pensa como serumano do bem porque u resto e so resto

        Excluir
    21. http://site.cfp.org.br/justica-determina-retirada-de-testes-psicologicos-divulgados-indevidamente-em-sites-de-busca/

      ResponderExcluir
    22. http://www.youtube.com/watch?v=5yt5HtsceRk&hd=1

      ResponderExcluir
    23. Bruno eu também fiz o teste mas fui mal no teste de logica, vc pode me dar uma dica pra quando for fazer o outro teste. eu ir bem......mas galera quem tiver uma idéia me ajude...valeu!!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu baixei no meu celular Android uns testes de QI. É praticamente a mesma lógica que eles empregam no teste do Detran. Consegui passar treinando assim. Procura por "Teste de Raven" no Google também e tenta fazer os exercícios. Me ajudou muito pra passar NESSE teste. Ainda estou me matando no TADIS-1.

        Excluir
    24. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Natalia bem vinda ao grupo que considera esses testes um desrespeito ao ser humano, como um simples risquinhos pode dizer sobre quem somos... pesquise aqui e encontrará pelo menos uns três teste aplicados no seu psicoteste: http://psicoteste.blogspot.com.br/

        são eles: Tadim, Tacom e palográfico.

        Excluir
    25. Muito bom post perdi no exercício de ligar figura devido ao fato deles me colocarem numa cadeira de péssima qualidade e com um único braço sendo que os desenhos estão nas duas folhas... Esse psicoteste devia ser banido pois não passa de uma pseudociência. Aprendi muito aqui e em outros sites!

      ResponderExcluir
    26. Será que alguém pode me esclarecer? Eu reprovei pela segunda vez fazendo o TADIS-1, que lembra um pouco o TACOM-A, mas tem objeto de avaliação diferente. Me deram 3 minutos pra encontrar os 4 padrões. Mas, na boa, 3 minutos é muito pouco!
      Tenho duas dúvidas:
      1) Não me lembro se no meu primeiro teste eu reprovei também no TADIS-1... mas, já que nesta segunda vez foi nesse teste, no terceiro ele também vai ser aplicado? Ou corro o risco de a psicóloga me dar o TADIS-2, ou algum TACOM?
      2) Tenho que marcar as placas linha por linha? Ou posso achar o primeiro desenho, depois o segundo etc, intercalados? Porque se for assim eu consigo passar. Agora, linha a linha e procurando desenho por desenho com 3 minutos não dá não!

      ResponderExcluir
    27. R I D Í C U L A essa avaliação, o que eles deveriam levar em consideração não levam.

      ResponderExcluir
    28. Valeu Bruno!! Reprovei no teste de Raciocínio Lógico e a psicóloga disse: você foi bem em todos os testes, se tivesse acertado mais três questões teria passado....?! E de seis pessoas que fizeram, somente uma passou.
      Agora reteste, R$ 72,00, por que valor tão alto!? É uma máquina de fazer dinheiro mesmo....
      Não creio que esta avaliação está 100% correta para avaliar os bons motoristas, tem algo errado aí...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. também acredito .essa taxa é muito alta para o referido teste..

        Excluir
    29. Eu keria saber si perdendo a primeira vez vc paga para fazer novamente ou e d graça. Alguem pode mim dizer po favor.

      ResponderExcluir
    30. Bruno, no teste do Palográfico acredito que esta sendo avaliado não só a questão de que o futuro motorista possa dirigir com qualidade, a agilidade no trânsito conta tanto quanto a qualidade. Não sei se você já dirige, mas se tem ou quando tiver esta experiência você irá perceber o quão fundamental é este teste. Apesar desde comentário adorei a sua postagem.

      ResponderExcluir
    31. Bruno, no teste do Palográfico acredito que esta sendo avaliado não só a questão de que o futuro motorista possa dirigir com qualidade, a agilidade no trânsito conta tanto quanto a qualidade. Não sei se você já dirige, mas se tem ou quando tiver esta experiência você irá perceber o quão fundamental é este teste. Apesar desde comentário adorei a sua postagem.

      ResponderExcluir
    32. Olá Bruno tudo bem!
      Cara eu irei fazer esse teste na terça feira p\tirar minha 1.cnh tô bastante apreensivo..

      ResponderExcluir
    33. Olá Bruno tudo bem!
      Cara eu irei fazer esse teste na terça feira p\tirar minha 1.cnh tô bastante apreensivo..

      ResponderExcluir
    34. Olá, gostaria de saber qual o embasamento científico que vocês, críticos, possuem para questionar o uso de tais instrumentos? Possuem algum estudo científico na área? realizaram alguma leitura realmente válida, relativa ao assunto? ao menos possuem qualquer conhecimento sobre a psicologia? Se alguma resposta para as perguntas acima forem SIM, ficarei imensamente feliz em discutir, de maneira saudável sobre o assunto, pois creio que a discussão nos leva sempre mais longe. Porém, se as respostas as minhas perguntas forem negativas e, considerando então, o fato de que muitos de vocês não possuem qualquer conhecimento concreto e válido cientificamente sobre o assunto, acredito que não deveriam sair por aí julgando uma área que desconhecem. É completamente compreensível que sintam-se frustrados por não conhecerem afundo como funciona a interpretação dos materiais aplicados durante os psicotécnicos, mas isso não lhes dá o direito de tentar invalidar tais instrumentos, até por que, como eu disse acima, não possuem conhecimento técnico necessário para isso. Se possuem tanto interesse em desvendar "os mistérios do psicotécnico", sugiro que busquem uma base concreta de conhecimento dessa área, aí quem sabe, entendendo corretamente sobre o funcionamento dos materiais científicos, possam cogitar a possibilidade de discutir sobre a validação deles. Antes disso, acredito que não haja nada a ser discutido. Por último, gostaria de salientar o que o colega Wilson colocou: QUALQUER tipo de EXPOSIÇÃO e DIVULGAÇÃO, ou ainda pior, INTERPRETAÇÃO, seja ela correta ou mesmo de forma leiga - como no caso do colega Bruno que, até onde sei, não possui graduação em psicologia e, portanto não possui conhecimento teórico-científico necessário para interpretar um material desses, o que torna tal tentativa de interpretação completamente atravessada - de instrumentos restritos a classe dos psicólogos, é CRIME!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que crime? Estou atuando como psicologo por acaso? As fotos aqui aplicadas sao de grande divulgacao na rede e conhecidas por muitos brasileiros. Todas as areas recebem criticas de leigos e nao leigos. Inclusive a sua, aceite isso. Inclusive dentro da psicologia muitos testes sao polemicos e suas respectivas validades sao questionadas. Nao me fale de ciencia e comprovacao cientica, isso eh engodo! Seculo passado(no inicio, mesma epoca de muitos testes psicologicos) provaram cientificamente que cigarros faziam bem a suade e a garganta! Coisa linda essas "provas cientifcas". Me poupe...

        Excluir
      2. Só uma ressalva, que talvez vc não tenha entendido:não é preciso ser psicólogo para que a divulgação dos testes seja considerada crime. Espero que tenha ficado claro desta vez. Volto a dizer: prove-me de forma concreta e científica (considerando que você é um estudioso da área da ciência da computação, presumo que conheça o significado da palavra "ciência") que tais falácias suas podem ser consideradas verdadeiras, aí conversaremos de igual para igual. Como eu já disse anteriormente, não há como discutir com alguém que se quer sabe de fato do que está falando!

        Excluir
      3. Outra ressalva: criticar e interpretar sem base científica são coisas completamente diferentes, basta uma comparação no dicionário.

        Excluir
      4. Respondendo à sua colocação de que "as fotos aqui aplicadas são de grande divulgação na rede e conhecidas por muitos brasileiros" (SIC). Seu compartilhamento não deixa de ser considerado crime, por esta razão. Disso qualquer um sabe.

        Excluir
      5. Crime? Ok. Classificado como crime depois de muito lobby protecionista do seu conselho. Eu entendo o comportamento e o medo. Porém não sou eu que tenho que provar nada. Há varios artigos na sua área, como eh sua área VOCÊ que deveria conhecer melhor, que questionam a veracidade da grafologia e testes como o palografico, chegando a afirmar que se trata de uma pseudo ciencia. Eu nao tenho que provar nada. Eu que estou questionando, cade os estudos que comprovam isso?

        E sim, sao testes conhecidos por muita gente. Eh so ver quantas pessoas tem carteira de mototista e quantos fizeram o teste. Com certeza será um universo muito maior que o universo irrisorio de pessoas utilizadas para validar esses testes.

        Excluir
      6. Vai duas fontes de estudo para vc

        Driver, Russel H. (April 1996), "Should We Write Off Graphology?", International Journal of Selection and Assessment 4 (2): 78–86, doi:10.1111/j.1468-2389.1996.tb00062.x


        Furnham, Adrian; Barrie Gunter (1987), "Graphology and Personality: Another Failure to Validate Graphological Analysis.", Personality and Individual Differences 8 (3): 433–435, doi:10.1016/0191-8869(87)90045-6


        Bons estudos.

        Excluir
      7. como resposta sugiro que você apenas releia o comentário do colega Renato. Mais uma vez eu repito: as perguntas que você insiste em fazer já foram respondidas no comentário dele, não há necessidade em complementá-las. Mas, para todo efeito, caso você não queira se dar ao trabalho de subir a barra para encontrar o comentário, fiz o favor de copiar e colar para você, ok? Além disso, resolvi deixar em CAPS LOCK as frases que respondem a seus questionamentos, para facilitar a sua leitura... Segue então...

        "(...)Todos os testes psicológicos em uso atualmente foram avaliados, utilizando ampla amostra populacional do Brasil. Por exemplo, O PALOGRÁFICO TEVE SUA APLICAÇÃO REPROVADA PELO CONSELHO EM 2000 E EM UMA NOVA VERSÃO FOI VALIDADA EM 2004, A PARTIR DE PESQUISAS NO BRASIL COM AMPLA AMOSTRA POPULACIONAL (JÁ FORA ESTUDADO EM OUTROS PAÍSES), COM DETALHES CONSTANTES NO PRÓPRIO MANUAL DO TESTE. VI QUE AS REFERÊNCIAS QUE VOCÊ PESQUISOU SÃO MAIS ANTIGAS QUE A REVALIDAÇÃO NACIONAL. NÃO CONFUNDIR O PALOGRÁFICO (TESTE DE PERSONALIDADE PRIVATIVO DO PSICÓLOGO, EM QUE VOCÊ TEM UM ESTÍMULO NEUTRO E VAI ESTUDAR VARIAÇÕES QUANTITATIVAS, DE RITMO E TRAÇADO ENTRE INDIVÍDUOS) COM GRAFOLOGIA (TENTATIVA DE ESTUDAR A ESCRITA, NA QUAL SE ASSOCIA A QUALIDADE DA ESCRITA DO INDIVÍDUO A DETERMINADAS PERSONALIDADES - DIFÍCIL DE SE TER O PARÂMETRO DA ESCRITA "PADRÃO" ).
        O teste não visa exclusão das pessoas, pois ele apenas traduz algumas predisposições ou amostras comportamentais do sujeito naquele momento. É antes de tudo uma medida de segurança para si e para os outros. Um sujeito que fica muito ansioso no teste e tem um desempenho abaixo na norma ou com alterações significativas do traçado ( neste teste específico, a parte motora é afetada, e reflete no traçado e ritmo) terá a mesma ansiedade numa situação crítica de transito, podendo inclusive colocar a própria vida em risco (a resposta motora também ficará alterada na crise). CLARO QUE É VALIDO O QUESTIONAMENTO, E FICAMOS IRRITADOS QUANDO NÃO CONSEGUIMOS O QUE QUEREMOS, MAS OS ESTUDOS EXISTEM E O FATO DE NÃO CONHECERMOS OS CRITÉRIOS NÃO INVALIDAM OS MESMOS. POR EXEMPLO, VOCÊ AO FAZER UM EXAME LABORATORIAL DE SANGUE E O MESMO DAR ALTERADO, VOCÊ NÃO PROCURA SABER SE A METODOLOGIA APLICADA PELO BIO-QUÍMICO É A MAIS ADEQUADA, E COMO PROFISSIONAL DE SAÚDE EM HOSPITAL JÁ LIDEI COM INÚMEROS ERROS GROSSEIROS DESSA ORDEM... SEM CONTAR O ERRO DE INTERPRETAÇÃO DA QUANTIDADE DE ELEMENTOS DO SANGUE (ESSES TAMBÉM MUDAM DE TEMPOS EM TEMPOS) A SEREM FEITOS PELOS MÉDICOS. ONDE ESTÁ A OBJETIVIDADE? ESTÁ EM CONVENÇÕES, EM COMPARAÇÕES ESTATÍSTICAS, EM ESTUDOS COM AMPLAS AMOSTRAS... TODAS MUTÁVEIS, PORÉM VÁLIDAS EM DETERMINADAS CONDIÇÕES. O MESMO ACONTECE COM A PSICOLOGIA. EXISTEM PROFISSIONAIS DO CONSELHOS COM A MESMA PREOCUPAÇÃO SUA (SÃO MESMO VÁLIDOS?), E COM HABILITAÇÃO MELHOR QUE A MINHA E A SUA PARA AVALIAR ESSES INSTRUMENTOS."

        boa leitura...

        Excluir
      8. O dia em que eu quiser questionar algo, vou me dar ao trabalho de fazer uma busca precisa e concreta antes, para não acabar falando algo completamente ultrapassado e tortuoso, sugiro apenas que faça o mesmo antes de questionar qualquer tipo de coisa, principalmente em caso de um instrumento cientifico que já vem sendo utilizado a pelo menos dez anos, reconhecido por toda sua veracidade. Só para facilitar o esclarecimento, segue o link do SATEPSI, com a lista dos testes psicológicos aprovados para uso... http://www2.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm?lista1=sim

        Olha Bruno, acredito mesmo que você possui extremo conhecimento na área da ciência da computação, creio que se dedicou aos estudos e por tanto sabe do que fala quando se trata dessa área, mas você não possui os conhecimentos necessários para questionar sobre algo de que você não tem conhecimento amplo e necessário, por tanto, não há fundamentos para continuar a insistir na ideia de tentar "desvalidar" o teste. Mas se seu interesse é tão grande assim, mesmo depois de ler argumentos mais válidos que o seu, por pessoas que estudam e trabalham na área, com bases teóricas, científicas e mais que comprovadas, sugiro que estude, pesquise, teste e amostre, publique um artigo científico comprovando sua tese! Até mais!

        Excluir
    35. Mais um link que vai lhe ajudar em seus questionamentos, Bruno

      http://site.cfp.org.br/justica-determina-retirada-de-testes-psicologicos-divulgados-indevidamente-em-sites-de-busca/

      ResponderExcluir
    36. eu fiz muitos mas tortos e bem pertos.. A psicologa me avaliou como quase psicopata kkkk

      ResponderExcluir

    Comentários que forem considerados ofensivos ou spam serão devidamente excluídos.