quinta-feira, 6 de junho de 2013

Psicotestes do DETRAN, o que eles avaliam?


Semana passada(15/05/2012) eu fiz os exames médico e psicológico para tirar a CNH pelo DETRAN-BA. No laudo eles te direcionam para uma única clínica, não há opção de escolha. Existe uma ao lado da minha casa. Muito se fala desses exames, eu nunca tive problemas com isso, fui de mente aberta e tranquilo para fazê-los. Lá foram feitos os exames médicos de visão, ofuscamento, equilíbrio e pressão; e 4 psicotestes distintos, fiz com tranquilidade e obedecendo as regras que me foram colocadas, além de uma entrevista individual, super curta com menos de 1 minuto de duração. Considerei meu desempenho satisfatório, porém fui reprovado em um deles. Não me disseram qual e apenas informaram que tive desempenho não satisfatório em um dos testes e que deverá ser corrigido e foi marcado o reteste para o dia 19/06/2012. Como se não bastasse ser reprovado em algo desse tipo, ainda tenho que esperar 1 mês para refazer o teste. Lá se vai mais 1 mês enfrentando os amados ônibus de Salvador. E eu odeio ficar sem saber o motivo das coisas, e o pior, esperar bastante por isso.

Fiquei sem acreditar no que ocorreu, minha sede por conhecimentos e justificativas não me deixou ficar parado, atônito. Então fui pesquisar sobre esses testes aplicados. Entender porque, e em qual deles, eu fui reprovado e o que eles avaliam. Acabei descobrindo coisas interessantes e outras que julgo absurdas. Na hora dos testes, eu achei os 3 primeiros válidos e interessantes para quem está tirando a carteira, porém a surpresa, para mim, foi o último. Os testes aplicados foram os seguintes:

1 - TADIM


TADIM

O TADIM é um teste de atenção difusa, que "é uma função mental que focaliza, de uma só vez, diversos estímulos que estão dispersos espacialmente , realizando uma captação rápida de informações e fornecendo um conhecimento instantâneo para o individuo.". Nesse teste temos 4 minutos para marcar o maior número possível de placas, em sequencia numérica e circular o ultimo ao final desse tempo.

Tive um desempenho mais que satisfatório, consegui marcar todas as placas e estive bastante atento para não deixar passar nenhum. Marquei todas em sequencia, sem burlar a regra desse teste. Na minha opinião, leiga, esse teste é interessante e realmente tem a ver com o propósito e objetivo.

Na correção  a obtenção do resultado é feita pegando o valor encontrado na placa circulada(Valor Bruto) menos a quantidade de placas de valor menor que não foram marcadas. Eu devo ter feito entre 47 e 50, já que estive bastante atento. Mas o primeiro absurdo surge aqui, nos manuais de avaliação, que encontrei pela internet, existe uma tabela de avaliação diferenciada de acordo com a escolaridade! Divididos em 4 categorias, ensino fundamental incompleto, ensino fundamental completo, ensino médio e ensino superior. As exigências aumentam junto com a escolaridade. Porém, mesmo assim meu desempenho ficaria avaliado como bom.

2 - TACOM-A
TACOM-A

Esse é um teste de atenção concentrada, que "é a unção mental em que os interesses de focalização (dos estímulos) são dirigidos a um centro onde existe apenas um estímulo ou onde está reunido um grupo de estímulos que tenham características em comum. Para alcançar-se este tipo de atenção é necessário um maior dispêndio de tempo.". Nele temos 1m30s para marcar sequencialmente(da esquerda para direita e após finalizar a linha, de cima para baixo) todas as placas que coincidem com as 4 observadas acima.

Não sei ao certo o meu desempenho, mas ficou faltando 3 ou 4 linhas para finalizar, não considero minha atenção ruim e  não devo ter deixado passar mais que 2 placas.

O resultado é obtido pegando o numero de placas marcadas e subtraindo pelas omitidas e marcadas erradas. Devo ter ficado com um resultado entre 90 e 100. A avaliação nesse teste também utiliza o critério de escolaridade, o que, mesmo na categoria de ensino superior, me deixaria na zona média. Provavelmente não fui reprovado aqui e também acho justíssima a aplicação desse teste.

3 - Raciocínio Lógico
Exemplo de questão

Nesse teste foi passado um caderninho com 40 questões de raciocínio lógico, das mais bobas possíveis a algumas mais avançadas e interessantes. Porém temos apenas 20 minutos para fazer, o que resulta numa média de 30 segundos por questão.

Consegui responder a 37 das questões, as últimas questões realmente são bem rebuscadas, mas o tempo era muito curto, minha inteligencia não me permitiu completar o caderno.

Não encontrei o manual do teste que fiz, mas muita gente diz que é esperado que acerte 50% dessa prova para passar. Porém, não sei se a questão da escolaridade também muda o resultado esperado. Esse teste também considero interessante e ao meu ver, é, dos aplicados, o teste em que é mais possível verificar se uma pessoa é louca, afinal quando se fala em psicoteste, as pessoas pensam que servem para avaliar loucura.

4 - Palográfico
Exemplo de resposta

Esse é o teste que me motivou fazer esse post! O que ele avalia? Para que serve!? Quando o fiz, pensei em uma coisa, mas quando encontrei o manual(nem o nome do teste eu sabia!), levei um susto! Nada do que eu pensava. Na hora desse teste, você faz um treinamento de 2m30s e depois tem 5m para fazer. No treinamento tem dois traços verticais em cima, um embaixo e você deve completar com traços verticais e passar para a linha de baixo após terminar a linha, a cada sinal que a psicologa falar, você deve fazer um traço na horizontal, ela fala sinal a cada 30s no treinamento e a cada 1m no teste. As instruções passadas, além dessas, são, fazer traços parecidos com os do exemplo, manter o mesmo espaçamento e fazer eles o mais rápido possível.

Eu simplesmente segui as regras e consegui equalizar velocidade e qualidade dos traços, para a minha péssima coordenação motora nos dedos. Mantive o ritmo de 1 traço por segundo, com o qual eu tinha começado. Fiz no total 288 traços verticais, com qualidade semelhante aos do exemplo, mas com espaçamento mais uniforme e mais retilíneo. Na minha inocência, considerei um bom desempenho.

Pois bem, não há teste mais subjetivo que esse, de todos que foram passados. Esse é um teste projetivo(subjetivo) de grafismo que visa a avaliação da PERSONALIDADE!!! Isso mesmo, sua personalidade está sendo medida pela velocidade, qualidade e etc, de se fazer tracinhos em uma folha de papel! Até onde isso é válido?

Na avaliação são considerados os seguintes itens, divididos em duas sessões:

- Análise Quantitativa
  • Produtividade
  • Ritmo
  • Gráfico de Rendimento
- Análise Qualitativa
  • Distância dos palos(traços)
  • Agrupamento dos palos
  • Inclinação dos palos
  • Tamanho dos palos
  • Direção das linhas
  • Distância entre linhas
  • Margem esquerda
  • Margem direita
  • Margem Superior
  • Pressão e qualidade do traçado
  • Tipo de traçado
  • Irregularidades do traçado
  • Organização e ordem

    Olha a quantidade de itens subjetivos que são avaliados, os resultados de cada item definem algo da sua personalidade. O pior, na minha avaliação, meu resultado é satisfatório em todos os itens, menos em um. Em que ele é péssimo! O produtividade! Onde, para nível superior(pois é, ele também leva em conta a escolaridade), fazer menos de 396 traços coloca-o na pior classificação que indica uma produtividade muito abaixo da média. Nos outros quesitos devo ter obtido resultados médios ou bons. As pergunta que ficam,  esse teste avalia o momento? Eu estava fazendo psicoteste para entrar na industria? O que o DETRAN prefere? Motoristas que fazem tudo apressado, de qualquer jeito para alcançar os seus objetivos? Ou aqueles que procuram respeitar as regras, se adequam as suas limitações e são mais prudentes? Tenho uma leve impressão que preferem os primeiros, é só dar uma olhada no transito das nossas cidades!


    PS. NÃO TENHO MODELOS OU MANUAIS PARA SEREM ENVIADOS. OS QUE CONSEGUI ESTÃO NAS IMAGENS E FORAM AMPLAMENTE DIVULGADOS NA INTERNET.

    133 comentários:

    1. Bruno, fiz os exames hoje, numa clínica no centro empresarial iguatemi, e foi exatamente igual a esses! Só tinha mais um, que parecia um jogo da memória em que tínhamos que ligar objetos iguais. Saí preocupado, pelo fato de não ter conseguido completar todos os testes, mas acho que consegui bons resultados. No TADIM não lembro de a psicóloga ter pedido para circular a última marcada, simplesmente fiz até aonde consegui, que foi até o 38, se não me engano. No Tacom-a ficou apenas uma linha e meia sem fazer e no raciosínio lógico ficaram umas 3, que acabei chutando, não quiz deixar em branco. No palográfico foi o mais tenso. Fiquei nervoso, tremi um pouco... comecei devagar, tentando fazer o mais certinho possível, depois acelerei e ficaram muito tortas! rsrs Ela disse que não precisava somar os resultados, mas pelo que lembre devo ter feito 400 e poucas linhas. Foi a primeira vez que fiz esses exames, tenho nível superior e não sei como eles avaliam e estou meio preocupado. O que você acha? Valeu!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. fiz o psicoteste para tirar minha primeira habilitação estou muito preocupada consegui fazer 300 tracinhos do teste palográfo porem não ficaram certinhos! será que vou ser reprovada? o que devo fazer caso tenha que repetir o teste?

        Excluir
      2. Treinar minha querida e procurar referências.

        Excluir
      3. Fiz hoje lá no empresarial iguatemi também, realmente como o colega acima falou, foi minha primeira vez em psicoteste, eu não sei se fui boa.

        Excluir
    2. pow cara, gostei bastante das instruções, vai me ajudar nessa segunda vez, pois perdi a primeira também!
      abraço muito bom

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. deu trabalho mais esta ai a presciosidade
        http://pt.scribd.com/doc/87967360/aula-de-tep

        Excluir
      2. eu perdi tbm nesses tracos em um hospital.na verdade e a quantidade ou qualidade ja que n da para ir reto se fizer um montao a folha toda passa independente de reto ou nao

        Excluir
    3. Eu amei essa digas si poder mi manda mais de logica ñ em tendo de logico estou com muito medo de perde mi ajude

      ResponderExcluir
    4. cara fico massa eu também perder na primeira vez mas agora na segunda chassi 12/06/ 2013 eu vou consegue com fé em DEUS.

      ResponderExcluir
    5. alguem sabe qual é tacom - B?? perdi nessa mais n me recordo qual é?

      ResponderExcluir
    6. Bom dia Bruno!!! por favor gostaria que você,me dessa uma ajuda,pós fiz trés vezes o psico-teste e fui reprovada estou desesperada!!! vc poderia passar umas dicas do livrinho?a guardo uma resposta sua.Obrigada..
      mfatimalimas@hotmail.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. http://pt.scribd.com/doc/87967360/aula-de-tep

        Excluir
      2. Eu não tenho resposta para minha reprova . Meu vou fazer o reteate mas olha não entendi a psicóloga nadaaaa pq fiz tudo certo pode não ter saído as respostas como ela queria mas eu tô pasmem . Ela me perguntou pq eu estava tirando CNH agora . Eu disse q pq eu queria . W tinha estudado meu filho e ajudado famifam agora era minha vez .será q ela acha q uma pessoa de 48 não pode dirigir KKK???

        Excluir
    7. Eu simplesmente te acho Ninja Veio!!!!

      ResponderExcluir
    8. galera segue o link das 40 respostas.
      http://pt.scribd.com/doc/87967360/aula-de-tep

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mano essas respostas do gabarito estão corretas?

        Excluir
      2. Olá bom dia Bruno eu perdi no pisicoteste mais não sei a onde foi por que a psicóloga não explica nada a onde agente errou
        Me ajude aí buno

        Excluir
    9. Galera eu reprovei na TACOM-A(placas) que estão a cima,gostaria de tirar uma dúvida e ficarei grata a quem poder me ajudar,assim a psicóloga falou que teria que cortar as placas com um risco ao meio das setas na ordem, ou seja como esta no ex. a cima,dai gostaria que alguém que fez essa e passou se pronunciasse e me explicasse se estou certa,então a minha dúvida é a seguinte: assim eu fiz tudo como ela mandou mais só consegui marcar até a quarta linha eu acho,dai comecei a marcar pela primeira seta (dobre a direita) dai antes de chegar na seta (dobre a esquerda) se tivesse outras repetidas (dobre a direita) eu marcava tbm,e por ai sucessivamente fazia o mesmo com as outras marcava as repetidas mais na sequência!Queria saber se fiz certo ,e se vocês tbm fizeram assim?? pq foi assim que a psicóloga falou marcar as repetidas agora todas dentro da sequência,e outra dúvida tbm acho que devo ter reprovado nessa pq não cortei as placas como mostra a cima,cortei de baixo pra cima (sentindo contrário),isso tem a ver tbm com a reprovação?? Obrigada e aguardo respostas de todos vocês!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. ola Nelys não importa o jeito que você vai cortar, o importante é que você risque a placa, sempre começando pela esquerda da folha ate a direita e assim com todas as linhas, você tem que marcar os 4 tipos de placas que tem no exemplo, nao pode fazer primeiro uma depois a outra, e tem que fazer pelo menos ate a metade da folha, se você fazer da metade para cima com certeza vai reprovar

        Excluir
    10. Engraçado como as pessoas gostam de julgar o trabalho dos outros com pesquisas feitas na internet. Bruno você simplismente poderia ter pedido melhor esclarecimento direto a psicologa da clínica, se deu ao trabalho de uma pesquisa sem muito embasamento. O palográfico é um teste de personalidade sim e por bobos tracinhos que vc faz ali durante cinco minutos, sem perceber vc está sendo espontaneo e agindo livremente por mais que tente burlar ou manipular seu teste, quando bem aplicado e havendo cooperação do candidato esse teste releva muito mais de vc do que se pode imaginar. Mas infelizmente as pessoas tem uma visão distorcida do psicotécnico e acham que se não passarem são loucos, que é um absurdo e inadmissível não se passar em testes tão fáceis. Mas muitas coisas são levadas em conta, e que vcs acham que não contam, mas vc tem que estar bem emocionalmente, ir descansado e se estiver passando por algo naquele momento como perda de um parente ou uma simples noite mal dormida contar para o psicologo pode contar e muito no seu resultado final. Um dos pontos que avaliamos nesses testes é a questão da impulsividade (agressividade), ansiedade, etc... não só a sua produtividade seu teste é avaliado no todo e não em partes e no conjunto provavelmente algum desses pontos não foram satisfatórios e pelo que entendi vc não foi reprovado só será reavalidado pq no momento seu teste precisava melhorar em um ponto que poderia não ser relevante, algo que não seja da sua personalidade em si e vindo a melhorar vc estaria apto, pq um dos fatores que mais influenciam no resultado do teste é a ansiedade gerada na hora de se fazer o psicotécnico principalmente por esse tabu de achar que todos que não passam são doidos. Não critico a sua iniciativa de procurar saber o que houve com seus testes, mas vc se auto avaliar sim, porque nós estudamos e não fazemos isso por brincadeira, esses testes são validos sim e tem muito estudos feitos para eles serem válidos, não são simplesmente jogados ali. Cuidado com suas palavras a respeito das coisas, julgar sem um conhecimento maior.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Agora me responda, qual foi a amostra e o tipo de população que validou um teste como o palográfico!?

        Para mim e para muitos colegas seus, o grafologia é uma pseudo ciencia! Seus resultados não são válidos! E vcs continuam aplicando esses tipo de teste cegamente!!!

        Quer alguns estudos de colegas seus que também discordam de tais testes? Procura ai:

        Roy N. King and Derek J. Koehler (2000), "Illusory Correlations in Graphological Inference", Journal of Experimental Psychology: Applied 6 (4): 336–348

        Fluckiger, Fritz A, Tripp, Clarence A & Weinberg, George H (1961), "A Review of Experimental Research in Graphology: 1933 - 1960", Perceptual and Motor Skills 12: 67–90

        E nesses sites vc ainda pode conseguir mais referencias:
        http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/magazine/4223445.stm
        http://www.projetoockham.org/pseudo_grafologia_3.html

        TENHO TODO O DIREITO DE QUESTIONAR A VALIDADE DOS TESTES! ESSE PAÍS AINDA É LIVRE, NÃO É?

        Excluir
      2. Boa Bruno, concordo plenamente. vê se pode as pessoas pensam que só por estudar um pouco podem ameaçar e denegrir opiniões.

        Excluir
      3. Bruno. Trabalho como psicólogo, e embora não faça uso dos testes na minha prática cotidiana, sugiro que busque informações também no próprio site do conselho de Psicologia (www.pol.com.br) e no site de avaliação dos testes (http://satepsi.cfp.org.br/). Todos os testes psicológicos em uso atualmente foram avaliados, utilizando ampla amostra populacional do Brasil. Por exemplo, o palográfico teve sua aplicação reprovada pelo Conselho em 2000, e em uma nova versão foi validada em 2004, a partir de pesquisas no Brasil com ampla amostra populacional (já fora estudado em outros países), com detalhes constantes no próprio manual do teste. Vi que as referências que você pesquisou são mais antigas que a revalidação nacional. Não confundir o palográfico (teste de personalidade privativo do psicólogo, em que você tem um estímulo neutro e vai estudar variações quantitativas, de ritmo e traçado entre indivíduos) com grafologia (tentativa de estudar a escrita, na qual se associa a qualidade da escrita do indivíduo a determinadas personalidades - difícil de se ter o parâmetro da escrita "padrão" ). O teste não visa exclusão das pessoas, pois ele apenas traduz algumas predisposições ou amostras comportamentais do sujeito naquele momento. É antes de tudo uma medida de segurança para si e para os outros. Um sujeito que fica muito ansioso no teste e tem um desempenho abaixo na norma ou com alterações significativas do traçado ( neste teste específico, a parte motora é afetada, e reflete no traçado e ritmo) terá a mesma ansiedade numa situação crítica de transito, podendo inclusive colocar a própria vida em risco (a resposta motora também ficará alterada na crise). Claro que é valido o questionamento, e ficamos irritados quando não conseguimos o que queremos, mas os estudos existem e o fato de não conhecermos os critérios não invalidam os mesmos. Por exemplo, você ao fazer um exame laboratorial de sangue e o mesmo dar alterado, você não procura saber se a metodologia aplicada pelo bio-químico é a mais adequada, e como profissional de saúde em hospital já lidei com inúmeros erros grosseiros dessa ordem... Sem contar o erro de interpretação da quantidade de elementos do sangue (esses também mudam de tempos em tempos) a serem feitos pelos médicos. Onde está a objetividade? Está em convenções, em comparações estatísticas, em estudos com amplas amostras... Todas mutáveis, porém válidas em determinadas condições. O mesmo acontece com a Psicologia. Existem profissionais do conselhos com a mesma preocupação sua (são mesmo válidos?), e com habilitação melhor que a minha e a sua para avaliar esses instrumentos.

        Excluir
      4. Este comentário foi removido pelo autor.

        Excluir
      5. passei por situação semelhante que o colega e como sou uma pessoa curiosa gosto de absorver conhecimentos principalmente qd estou sendo avaliada porém a psicologa não quis explicar e demonstrou certo incomodo qd perguntei qual é o percentil para minha escolaridade? bom depois de pesquisar td pela internet fiz novamente e me questionei como fui ingênua em pensar q a referida profissional esclarecia o assunto... quem quer tem q correr atrás o povo só quer o dinheiro o resto BRASIL!!
        Excluir

        Excluir
      6. Renato Cabanelas O problema é que não existe psicologia de trânsito, os testes são todos reaproveitados e mesmo assim os profissionais da área insistem em escolaridades sem avaliar competências. Vários estão aderindo ao MVR baseado em escolaridade e idade, só que um vendedor, alguém que assiste novelas, filmes ou é fã de futebol adquire competência para o teste que julga a capacidade de memorização do individuo que pode ter outras capacidades e competências de memorização como a de placas e trânsito e outros que tenham haver com trânsito, o que é muito mais relevante que rostos e profissões. Tendo em vista que o volante é muito diferente de tracinhos mesmo que fosse só para avaliar a coordenação motora não seria válido e realmente não passa de uma pseudo ciência quando aplicada ao trânsito. O velho caminhoneiro que xinga e olha a cada 3 segundos no retrovisor pode parecer mais nervoso dentro de uma clínica, que um rato de escritório assinante da coquetel que para o carro no meio da rua, não suporta uma buzinada e causa um grande acidente. Qualquer teste que não seja relacionado ao trânsito não passa de um joguinho de azar. Ao concordar que o nervosismo é o mesmo independente de ambiente e habilidades o senhor mostra que segue o manual e pronto. Não há o que questionar.

        Excluir
      7. Bom se os tais profissionais se ajam aptos para nos julgar por dirigir sejam honestos e já nos digam o problemas somos retardados, não podemos viver em sociedade precisamos de tratamento.... Sim porque só se morarmos num país como esse onde somos feitos de palhaços pagando impostos abusivos e nos faltando saúde educação e vida digna o mínimo que se poderia haver era respeito desses profissionais com quem faz esses testes ,então se não somos aptos para dirigir porque somos para trabalhar? Estamos em ambiente de trabalho estressantes se somos perigosos no trânsito não somos no trabalho? Nem vem dizer que o teste é aplicado em todas as empresas porque não é ...não se julga um ser humano desse jeito cade o tratamento se é médico tem que dar receita de tratamento por que pago uma consulta quero ser bem tratada..quero saber o que tenho e quero tratamento e não fazer a pessoa voltar 10 vezes até passar porque você ficou bom da cabeça? Depois do prejuízo no bolso fica aí minha indignação ou será que isso me coloca como louca porque tenho opinião própria..

        Excluir
      8. Eles contratan todo tipo de psicologo . hojem em dia existem faculdades de pscologia em cada esquina

        Excluir
      9. Eles contratan todo tipo de psicologo . hojem em dia existem faculdades de pscologia em cada esquina

        Excluir
      10. Bom, essa aí foi aprovada no psicoteste. Como explicar?
        http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2017/01/mulher-que-conseguiu-tirar-cnh-na-26-tentativa-ensina-fazer-baliza-veja.html

        Excluir
      11. Depois de meu filho ter sido reprovado 2 vezes no psicoteste, justamente no tal teste palográfico, fiz uma pesquisa e achei este post. Lendo os comentários e procurando analisar os argumentos de cada lado, dos usuários do sistema e dos psicólogos, resolvi iniciar uma pesquisa sobre os procedimentos para tirar a habilitação em outros países e comparar com dados estatísticos de violência no trânsito para ver se a adoção do psicoteste tinha alguma influência no índice de acidentes.

        Primeiro comecei pesquisando sobre a violência no trânsito no mundo. Encontrei um ranking nesta fonte (http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/06/110622_mapa_estradas.shtml) que é baseado no número de mortes no trânsito por 100.000 habitantes. As informações estão na guia 'Dados por país', mas vale a pena também observar os gráficos.

        Depois escolhi alguns países baseando-me na colocação do próprio ranking, na população, no número absoluto de de mortes no trânsito e na região. Os países escolhidos (índice de mortes entre parênteses) foram, além do Brasil (18,3): Paraguai (19,7), EUA (13,9), Portugal (10,4), Holanda (4,8) e Uruguai (4,3). Entre estes países o psicoteste para categoria não profissional (equivalente a nossa Categoria B) só é exigido no Paraguai. Vejam as fontes nos links abaixo:

        Paraguai: http://www.asuncion.gov.py/f-a-q/requisitos-para-obtencion-de-licencias-de-conducir
        EUA: http://mycsf.com.br/public/portal/2015/07/05/como-e-o-processo-para-tirar-uma-carteira-de-habilitacao-eua/
        Portugal: http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/AutomoveisLigeiros/Paginas/AutomoveisLigeiros.aspx
        Holanda: http://www.brasileiraspelomundo.com/como-tirar-carteira-de-motorista-na-holanda-31188008
        Uruguai: http://www.montevideo.gub.uy/tramites-y-tributos/transito-y-transporte/licencia-de-conducir

        Por essa amostragem o psicoteste não mostrou eficácia na diminuição da violência no trânsito na análise comparativa entre países.

        Indo além da discução, percebe-se como é burocrático, demorado e caro o processo para adquirir a habilitação no Brasil. Nos EUA é possível fazer a requisição e toda a parte teórica da avaliação pela internet, com custo mínimo. E observem que lá há quase o dobro de carros por habitantes que no Brasil (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_ve%C3%ADculos_per_capita). Só na Holanda o processo é mais caro e demorado. Talvez isso desestimule as pessoas a dirigirem (só 20% da população usam automóveis para a condução) e contribua para o baixo índice de acidentes e mortes, mas isso já fica no terreno especulativo.

        Excluir
    11. Amanhã, estarei indo fazer o meu teste, é dei uma boa estuda aqui.. espero que dê tudo certo.. #Deus na frente de tudo..' com fé em Deus, já deu tudo certo.. Boa dica #Bruno, isso ae.. o'que aprendemos temos que repassar ajúda ao proximo ! Parabéns !

      ResponderExcluir
    12. Perdi nesta bosta de tadim mais obrigado pela postagem que agora eu vou imprimir e vou testar todo dia e tadim deste tadim vai ficar facim!!! kkkk

      ResponderExcluir
    13. Eu reprovei no teste de lógica, aproveitei para questionar a psicóloga qual era a lógica do último exercício do livrinho, e pasmem nem ela sabia me responder. Agora imaginem, se ela como profissional não sabia, como nós que praticamente fizemos um teste de lógica pela primeira ou segunda vez vamos saber? Sem contar que o tempo é muito curto.

      ResponderExcluir
    14. Cara vc agindo dessa maneira está ajudando muita gente.me colocaram para fazer o teste numa distância tão grande da minha casa que precisei pegar dois ônibus para chegar ao local,quando cheguei foi estressado,cansado,com fome,e ansioso.tudo isso me atrapalhou,mas por medo tive que mentir dizendo que estava bem:resultado acabei perdendo no teste.
      Agora ao chegar no local vou expressar isso tudo para o avaliador.

      ResponderExcluir
    15. Olá pessoal será que alguém sabe qual o segredo da ultima questão ???em que a psicóloga da um livrinho para acharmos uma figura igual comparando com as figuras abaixo.???Pois a 1ª questão é super fácil mais as outras ñ consegui achar uma achava duas ou mais sendo que ela só quer uma figura Obrigado que Deus abençoe a todos pra passar porque ninguém merece...

      ResponderExcluir
    16. olha que eu achava que eu era burra a maioria das pessoas teve dificuldades nesse teste eu não fui diferente vou repetir o teste dia 26 de dezembro neguem merece agora estou mas segura por que sei que não é só eu que tenho dificuldade boa sorte para as pessoas que esta repetindo como eu e as que val fazer pela primeira vez.

      ResponderExcluir
    17. Bruno, parabéns pelo seu post. Certamente ajuda muita gente que sequer imagina o que vai encontrar por lá. Quando fiz o teste, isso já faz muitos anos, kkk, a psicóloga ainda mandou eu desenhar uma figura humana e logo após mandou eu dizer a idade da figura (falei que ela tinha acabado de nascer, pois eu tinha criado naquele momento). Ainda perguntou se estava viva ou morta (respondi, que desenho não tem vida). Achei que era um absurdo, mas mesmo assim respondi. Sai da sala angustiado e apreensivo, mas depois de 10 dias saiu o resultado: aprovado. Hoje não mandam mais você desenhar. Desejo boa sorte a todos que ainda precisam passar por estes testes.

      ResponderExcluir
    18. Pessoal vcs sabem que existem várias industrias? Industria da SECA (essa é muito antiga), industria das multas (essa é muito mais nova), da OAB (essa milionária), cirurgia, transplante orgão humano ( some gente), das entrevistas, e dos testes, psicotécnico, psicotestes, ENEM, do dedinho (só para os médicos do SAMU) lembram? vestibulares, do assessor parlamentar (essa é antiga) e outras mais. O NEGÓCIO É GANHAR $$$$$$$$$$$$$$$$. Isso é que interessa!!!!! E vamos reprovar os candidatos com os exames.

      ResponderExcluir
    19. Não sei se você tem conhecimento, mas é crime divulgar a prática de divulgar testes psicológicos e maneira de fazê-los. Como homem voltado à ciência deveria saber que esta variável interfere no resultado de um processo de avaliação legal. Parabéns por contribuir para um trânsito menos seguro!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Vcs psicologismos devem ter um problema sério para lidar com críticas, ou seria medo de perder esse grande cabide de emprego? Sério mesmo.

        Quero saber, onde eu estou fazendo uso indevido dos testes, aplicando ele como um psicologo? Onde estou ensinando a burlar? Pois não estou vendo... Eu só comento sobre os testes e, principalmente, critico o último! Teste esse que nem é concenso na área, quanto a sua validade, pelo contrário, há vários estudos que afirmam que a grafologia é uma pseudo ciência...

        Agora, todas as ciências tem suas ferramentas e métodos divulgados, só a psicologia que tem que ter segredinhos, que só os psicólogos sabem como funciona!?

        Transito menos seguro por causa de um post desse? Me poupe, viu?

        Excluir
      2. concordo com vc Bruno ! o egocentrismo chegou neles e parou!

        Excluir
      3. Antes de um teste psicológico ser colocado no mercado, exige-se pesquisas cientificas fidedignas para seu uso. Alias a pesquisa é continuada, de tempo em tempo é refeita de acordo com as mudanças sociais e de comportamento. Acredito, portanto que para se discordar de um teste psicológico, deve-se fazer uma pesquisa provando que o teste não tem valor e que não avalia o proposto.

        Fica muito fácil discordar com achismos, sem nenhum tipo de embasamento teórico.

        Estude, pesquise e defenda sua tese.

        Só assim a palavra tem valor.

        Excluir
      4. É por isso que o trânsito só melhora né senhor psicólogo.....por causa do testes .....

        Excluir
      5. Engraçado que a própria psicologa mandou eu pesquisar os teste na internet para fazer novamente!...

        Excluir
    20. Respostas
      1. Bobagem estes psicotestes estão sendo aplicados e até hoje o número de acidente no trânsito só aumenta... o que diminui acidente no trânsito é educação, consciência e respeito ao próximo e não o número de risquinhos que se faz em uma folha.

        Excluir
      2. ai sim este realmente pensa como serumano do bem porque u resto e so resto

        Excluir
    21. http://site.cfp.org.br/justica-determina-retirada-de-testes-psicologicos-divulgados-indevidamente-em-sites-de-busca/

      ResponderExcluir
    22. http://www.youtube.com/watch?v=5yt5HtsceRk&hd=1

      ResponderExcluir
    23. Bruno eu também fiz o teste mas fui mal no teste de logica, vc pode me dar uma dica pra quando for fazer o outro teste. eu ir bem......mas galera quem tiver uma idéia me ajude...valeu!!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu baixei no meu celular Android uns testes de QI. É praticamente a mesma lógica que eles empregam no teste do Detran. Consegui passar treinando assim. Procura por "Teste de Raven" no Google também e tenta fazer os exercícios. Me ajudou muito pra passar NESSE teste. Ainda estou me matando no TADIS-1.

        Excluir
      2. Boa noite eu gostaria de saber uma coisa eu fui Reprovado, nessa porcaria duas vezes iae , a psicóloga falou que eu tenho, q passar pela tau da perícia mais eu nem sei como funciona isso alguém pode me ajudar

        Excluir
      3. Boa noite eu gostaria de saber uma coisa eu fui Reprovado, nessa porcaria duas vezes iae , a psicóloga falou que eu tenho, q passar pela tau da perícia mais eu nem sei como funciona isso alguém pode me ajudar

        Excluir
    24. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Natalia bem vinda ao grupo que considera esses testes um desrespeito ao ser humano, como um simples risquinhos pode dizer sobre quem somos... pesquise aqui e encontrará pelo menos uns três teste aplicados no seu psicoteste: http://psicoteste.blogspot.com.br/

        são eles: Tadim, Tacom e palográfico.

        Excluir
    25. Muito bom post perdi no exercício de ligar figura devido ao fato deles me colocarem numa cadeira de péssima qualidade e com um único braço sendo que os desenhos estão nas duas folhas... Esse psicoteste devia ser banido pois não passa de uma pseudociência. Aprendi muito aqui e em outros sites!

      ResponderExcluir
    26. Será que alguém pode me esclarecer? Eu reprovei pela segunda vez fazendo o TADIS-1, que lembra um pouco o TACOM-A, mas tem objeto de avaliação diferente. Me deram 3 minutos pra encontrar os 4 padrões. Mas, na boa, 3 minutos é muito pouco!
      Tenho duas dúvidas:
      1) Não me lembro se no meu primeiro teste eu reprovei também no TADIS-1... mas, já que nesta segunda vez foi nesse teste, no terceiro ele também vai ser aplicado? Ou corro o risco de a psicóloga me dar o TADIS-2, ou algum TACOM?
      2) Tenho que marcar as placas linha por linha? Ou posso achar o primeiro desenho, depois o segundo etc, intercalados? Porque se for assim eu consigo passar. Agora, linha a linha e procurando desenho por desenho com 3 minutos não dá não!

      ResponderExcluir
    27. R I D Í C U L A essa avaliação, o que eles deveriam levar em consideração não levam.

      ResponderExcluir
    28. Valeu Bruno!! Reprovei no teste de Raciocínio Lógico e a psicóloga disse: você foi bem em todos os testes, se tivesse acertado mais três questões teria passado....?! E de seis pessoas que fizeram, somente uma passou.
      Agora reteste, R$ 72,00, por que valor tão alto!? É uma máquina de fazer dinheiro mesmo....
      Não creio que esta avaliação está 100% correta para avaliar os bons motoristas, tem algo errado aí...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. também acredito .essa taxa é muito alta para o referido teste..

        Excluir
    29. Eu keria saber si perdendo a primeira vez vc paga para fazer novamente ou e d graça. Alguem pode mim dizer po favor.

      ResponderExcluir
    30. Bruno, no teste do Palográfico acredito que esta sendo avaliado não só a questão de que o futuro motorista possa dirigir com qualidade, a agilidade no trânsito conta tanto quanto a qualidade. Não sei se você já dirige, mas se tem ou quando tiver esta experiência você irá perceber o quão fundamental é este teste. Apesar desde comentário adorei a sua postagem.

      ResponderExcluir
    31. Bruno, no teste do Palográfico acredito que esta sendo avaliado não só a questão de que o futuro motorista possa dirigir com qualidade, a agilidade no trânsito conta tanto quanto a qualidade. Não sei se você já dirige, mas se tem ou quando tiver esta experiência você irá perceber o quão fundamental é este teste. Apesar desde comentário adorei a sua postagem.

      ResponderExcluir
    32. Olá Bruno tudo bem!
      Cara eu irei fazer esse teste na terça feira p\tirar minha 1.cnh tô bastante apreensivo..

      ResponderExcluir
    33. Olá Bruno tudo bem!
      Cara eu irei fazer esse teste na terça feira p\tirar minha 1.cnh tô bastante apreensivo..

      ResponderExcluir
    34. Olá, gostaria de saber qual o embasamento científico que vocês, críticos, possuem para questionar o uso de tais instrumentos? Possuem algum estudo científico na área? realizaram alguma leitura realmente válida, relativa ao assunto? ao menos possuem qualquer conhecimento sobre a psicologia? Se alguma resposta para as perguntas acima forem SIM, ficarei imensamente feliz em discutir, de maneira saudável sobre o assunto, pois creio que a discussão nos leva sempre mais longe. Porém, se as respostas as minhas perguntas forem negativas e, considerando então, o fato de que muitos de vocês não possuem qualquer conhecimento concreto e válido cientificamente sobre o assunto, acredito que não deveriam sair por aí julgando uma área que desconhecem. É completamente compreensível que sintam-se frustrados por não conhecerem afundo como funciona a interpretação dos materiais aplicados durante os psicotécnicos, mas isso não lhes dá o direito de tentar invalidar tais instrumentos, até por que, como eu disse acima, não possuem conhecimento técnico necessário para isso. Se possuem tanto interesse em desvendar "os mistérios do psicotécnico", sugiro que busquem uma base concreta de conhecimento dessa área, aí quem sabe, entendendo corretamente sobre o funcionamento dos materiais científicos, possam cogitar a possibilidade de discutir sobre a validação deles. Antes disso, acredito que não haja nada a ser discutido. Por último, gostaria de salientar o que o colega Wilson colocou: QUALQUER tipo de EXPOSIÇÃO e DIVULGAÇÃO, ou ainda pior, INTERPRETAÇÃO, seja ela correta ou mesmo de forma leiga - como no caso do colega Bruno que, até onde sei, não possui graduação em psicologia e, portanto não possui conhecimento teórico-científico necessário para interpretar um material desses, o que torna tal tentativa de interpretação completamente atravessada - de instrumentos restritos a classe dos psicólogos, é CRIME!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que crime? Estou atuando como psicologo por acaso? As fotos aqui aplicadas sao de grande divulgacao na rede e conhecidas por muitos brasileiros. Todas as areas recebem criticas de leigos e nao leigos. Inclusive a sua, aceite isso. Inclusive dentro da psicologia muitos testes sao polemicos e suas respectivas validades sao questionadas. Nao me fale de ciencia e comprovacao cientica, isso eh engodo! Seculo passado(no inicio, mesma epoca de muitos testes psicologicos) provaram cientificamente que cigarros faziam bem a suade e a garganta! Coisa linda essas "provas cientifcas". Me poupe...

        Excluir
      2. Só uma ressalva, que talvez vc não tenha entendido:não é preciso ser psicólogo para que a divulgação dos testes seja considerada crime. Espero que tenha ficado claro desta vez. Volto a dizer: prove-me de forma concreta e científica (considerando que você é um estudioso da área da ciência da computação, presumo que conheça o significado da palavra "ciência") que tais falácias suas podem ser consideradas verdadeiras, aí conversaremos de igual para igual. Como eu já disse anteriormente, não há como discutir com alguém que se quer sabe de fato do que está falando!

        Excluir
      3. Outra ressalva: criticar e interpretar sem base científica são coisas completamente diferentes, basta uma comparação no dicionário.

        Excluir
      4. Respondendo à sua colocação de que "as fotos aqui aplicadas são de grande divulgação na rede e conhecidas por muitos brasileiros" (SIC). Seu compartilhamento não deixa de ser considerado crime, por esta razão. Disso qualquer um sabe.

        Excluir
      5. Crime? Ok. Classificado como crime depois de muito lobby protecionista do seu conselho. Eu entendo o comportamento e o medo. Porém não sou eu que tenho que provar nada. Há varios artigos na sua área, como eh sua área VOCÊ que deveria conhecer melhor, que questionam a veracidade da grafologia e testes como o palografico, chegando a afirmar que se trata de uma pseudo ciencia. Eu nao tenho que provar nada. Eu que estou questionando, cade os estudos que comprovam isso?

        E sim, sao testes conhecidos por muita gente. Eh so ver quantas pessoas tem carteira de mototista e quantos fizeram o teste. Com certeza será um universo muito maior que o universo irrisorio de pessoas utilizadas para validar esses testes.

        Excluir
      6. Vai duas fontes de estudo para vc

        Driver, Russel H. (April 1996), "Should We Write Off Graphology?", International Journal of Selection and Assessment 4 (2): 78–86, doi:10.1111/j.1468-2389.1996.tb00062.x


        Furnham, Adrian; Barrie Gunter (1987), "Graphology and Personality: Another Failure to Validate Graphological Analysis.", Personality and Individual Differences 8 (3): 433–435, doi:10.1016/0191-8869(87)90045-6


        Bons estudos.

        Excluir
      7. como resposta sugiro que você apenas releia o comentário do colega Renato. Mais uma vez eu repito: as perguntas que você insiste em fazer já foram respondidas no comentário dele, não há necessidade em complementá-las. Mas, para todo efeito, caso você não queira se dar ao trabalho de subir a barra para encontrar o comentário, fiz o favor de copiar e colar para você, ok? Além disso, resolvi deixar em CAPS LOCK as frases que respondem a seus questionamentos, para facilitar a sua leitura... Segue então...

        "(...)Todos os testes psicológicos em uso atualmente foram avaliados, utilizando ampla amostra populacional do Brasil. Por exemplo, O PALOGRÁFICO TEVE SUA APLICAÇÃO REPROVADA PELO CONSELHO EM 2000 E EM UMA NOVA VERSÃO FOI VALIDADA EM 2004, A PARTIR DE PESQUISAS NO BRASIL COM AMPLA AMOSTRA POPULACIONAL (JÁ FORA ESTUDADO EM OUTROS PAÍSES), COM DETALHES CONSTANTES NO PRÓPRIO MANUAL DO TESTE. VI QUE AS REFERÊNCIAS QUE VOCÊ PESQUISOU SÃO MAIS ANTIGAS QUE A REVALIDAÇÃO NACIONAL. NÃO CONFUNDIR O PALOGRÁFICO (TESTE DE PERSONALIDADE PRIVATIVO DO PSICÓLOGO, EM QUE VOCÊ TEM UM ESTÍMULO NEUTRO E VAI ESTUDAR VARIAÇÕES QUANTITATIVAS, DE RITMO E TRAÇADO ENTRE INDIVÍDUOS) COM GRAFOLOGIA (TENTATIVA DE ESTUDAR A ESCRITA, NA QUAL SE ASSOCIA A QUALIDADE DA ESCRITA DO INDIVÍDUO A DETERMINADAS PERSONALIDADES - DIFÍCIL DE SE TER O PARÂMETRO DA ESCRITA "PADRÃO" ).
        O teste não visa exclusão das pessoas, pois ele apenas traduz algumas predisposições ou amostras comportamentais do sujeito naquele momento. É antes de tudo uma medida de segurança para si e para os outros. Um sujeito que fica muito ansioso no teste e tem um desempenho abaixo na norma ou com alterações significativas do traçado ( neste teste específico, a parte motora é afetada, e reflete no traçado e ritmo) terá a mesma ansiedade numa situação crítica de transito, podendo inclusive colocar a própria vida em risco (a resposta motora também ficará alterada na crise). CLARO QUE É VALIDO O QUESTIONAMENTO, E FICAMOS IRRITADOS QUANDO NÃO CONSEGUIMOS O QUE QUEREMOS, MAS OS ESTUDOS EXISTEM E O FATO DE NÃO CONHECERMOS OS CRITÉRIOS NÃO INVALIDAM OS MESMOS. POR EXEMPLO, VOCÊ AO FAZER UM EXAME LABORATORIAL DE SANGUE E O MESMO DAR ALTERADO, VOCÊ NÃO PROCURA SABER SE A METODOLOGIA APLICADA PELO BIO-QUÍMICO É A MAIS ADEQUADA, E COMO PROFISSIONAL DE SAÚDE EM HOSPITAL JÁ LIDEI COM INÚMEROS ERROS GROSSEIROS DESSA ORDEM... SEM CONTAR O ERRO DE INTERPRETAÇÃO DA QUANTIDADE DE ELEMENTOS DO SANGUE (ESSES TAMBÉM MUDAM DE TEMPOS EM TEMPOS) A SEREM FEITOS PELOS MÉDICOS. ONDE ESTÁ A OBJETIVIDADE? ESTÁ EM CONVENÇÕES, EM COMPARAÇÕES ESTATÍSTICAS, EM ESTUDOS COM AMPLAS AMOSTRAS... TODAS MUTÁVEIS, PORÉM VÁLIDAS EM DETERMINADAS CONDIÇÕES. O MESMO ACONTECE COM A PSICOLOGIA. EXISTEM PROFISSIONAIS DO CONSELHOS COM A MESMA PREOCUPAÇÃO SUA (SÃO MESMO VÁLIDOS?), E COM HABILITAÇÃO MELHOR QUE A MINHA E A SUA PARA AVALIAR ESSES INSTRUMENTOS."

        boa leitura...

        Excluir
      8. O dia em que eu quiser questionar algo, vou me dar ao trabalho de fazer uma busca precisa e concreta antes, para não acabar falando algo completamente ultrapassado e tortuoso, sugiro apenas que faça o mesmo antes de questionar qualquer tipo de coisa, principalmente em caso de um instrumento cientifico que já vem sendo utilizado a pelo menos dez anos, reconhecido por toda sua veracidade. Só para facilitar o esclarecimento, segue o link do SATEPSI, com a lista dos testes psicológicos aprovados para uso... http://www2.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm?lista1=sim

        Olha Bruno, acredito mesmo que você possui extremo conhecimento na área da ciência da computação, creio que se dedicou aos estudos e por tanto sabe do que fala quando se trata dessa área, mas você não possui os conhecimentos necessários para questionar sobre algo de que você não tem conhecimento amplo e necessário, por tanto, não há fundamentos para continuar a insistir na ideia de tentar "desvalidar" o teste. Mas se seu interesse é tão grande assim, mesmo depois de ler argumentos mais válidos que o seu, por pessoas que estudam e trabalham na área, com bases teóricas, científicas e mais que comprovadas, sugiro que estude, pesquise, teste e amostre, publique um artigo científico comprovando sua tese! Até mais!

        Excluir
      9. Prezado (a) desconhecido,

        Caso você saiba ler, aproveite e leia os artigos que Bruno citou.

        Excluir
    35. Mais um link que vai lhe ajudar em seus questionamentos, Bruno

      http://site.cfp.org.br/justica-determina-retirada-de-testes-psicologicos-divulgados-indevidamente-em-sites-de-busca/

      ResponderExcluir
    36. eu fiz muitos mas tortos e bem pertos.. A psicologa me avaliou como quase psicopata kkkk

      ResponderExcluir
    37. me envia as resposta do livrinho por favor.

      ResponderExcluir
    38. Antes de um teste psicológico ser colocado no mercado, exige-se pesquisas cientificas fidedignas para seu uso. Alias a pesquisa é continuada, de tempo em tempo é refeita de acordo com as mudanças sociais e de comportamento. Acredito, portanto que para se discordar de um teste psicológico, deve-se fazer uma pesquisa provando que o teste não tem valor e que não avalia o proposto.

      Fica muito fácil discordar com achismos, sem nenhum tipo de embasamento teórico.

      Estude, pesquise e defenda sua tese.

      Só assim a palavra tem valor.

      ResponderExcluir
    39. concordo que o psicoteste seja aplicado aos candidatos,mas discordo que uma pessoa que vai mudar de categoria tenha que fazer todo o processo novamente.

      ResponderExcluir
    40. Nice post brother.. thank for sharing, find about psicotest for free here: Soal Psikotes dan Jawaban

      ResponderExcluir
    41. A personalidade de um indivíduo é algo muito subjetivo para se tentar verificar por meio desses tais testes afins. Como filósofo, sou contra a toda e qualquer forma de PSICOLOGISMO que tenta reduzir a pessoa humana a engrenagem de círculos viciosos que visam o lucro desmedidos com tais testes afins, fazendo com que pessoas simples, honestas e trabalhadoras passem pelo ridículo de serem classificadas como `` reprovadas ´´ dentro de tais esqueminhas de jogos excludentes.

      ResponderExcluir
    42. Olha sinceramente, pra mim esses teste apenas abrem margem pra o que vem acontecendo no Brasil, roubar quem está tirando carteira... Reprovei no teste palografico, quano questionei o critério de avaliação me disseram que não podiam explicar, e que eu apenas não conseguiu a quantidade necessária, fui avaliada como deprimida e insegura, isso porq a pessoa disse que era pra ter qualidade.. E disse q na hora não podia falará muito pra não induzir. Mas eu me senti induzida a fazer bem feito e não correndo... E eu estive percebendi que a maioria diz que teve 5 min, tive apenas 2,5 e mais d um por segundo. Se isso tudo não é pra arrancar dinheiro vou procurar um psicólogo pois estou deprimida e insegura e nem ao menos senti isso afetar minha vida. Enfim, deveria existir recursos onde mais d um psicólogo analisa o seu exame porq enquanto tu ta pagando, eles reprovam por nada.

      ResponderExcluir
    43. Olha sinceramente, pra mim esses teste apenas abrem margem pra o que vem acontecendo no Brasil, roubar quem está tirando carteira... Reprovei no teste palografico, quano questionei o critério de avaliação me disseram que não podiam explicar, e que eu apenas não conseguiu a quantidade necessária, fui avaliada como deprimida e insegura, isso porq a pessoa disse que era pra ter qualidade.. E disse q na hora não podia falará muito pra não induzir. Mas eu me senti induzida a fazer bem feito e não correndo... E eu estive percebendi que a maioria diz que teve 5 min, tive apenas 2,5 e mais d um por segundo. Se isso tudo não é pra arrancar dinheiro vou procurar um psicólogo pois estou deprimida e insegura e nem ao menos senti isso afetar minha vida. Enfim, deveria existir recursos onde mais d um psicólogo analisa o seu exame porq enquanto tu ta pagando, eles reprovam por nada.

      ResponderExcluir
    44. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    45. Eu fui reprovado nesse ai tambem! e fico imaginando toas essas pessoas que fazem tantas coisas erradas no transito!por exemplo beber e dirigir dirigir perigosamente pessoas que fazem rachas e tantas outras coisas!fazem esse teste são aprovadas atraves dele,eu acho que o criterio deveria ser outro pois pra mim que fui avaliada e reprovada porque meus traços nao foram idendicos ao do computador deveria haver criterios diferentes na hora de avaliar a personalidade como umae ntrevista com um profissional da área

      ResponderExcluir
    46. como facço para ver os exerciciosme ajudam fiquei pisicotecnico

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. http://detrandicas.blogspot.com.br/2015/10/psicoteste-detran.html

        Excluir
    47. como facço para ver os exerciciosme ajudam fiquei pisicotecnico

      ResponderExcluir
    48. preciso de ajuda para raciocinio logico me ajudem tenho o reteste para fazer

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. http://detrandicas.blogspot.com.br/2015/10/psicoteste-detran.html

        Excluir
    49. alguem poderia me pasar as figuras do livrinho para kalinasilva.26@hotmail.com me ajudem estou desesperada desde ja agradeço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. http://detrandicas.blogspot.com.br/2015/10/psicoteste-detran.html

        Excluir
    50. alguém pode posta qual é o livro de figuras, essa link http://pt.scribd.com/doc/87967360/aula-de-tep com essas resposta é de que livro ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. http://detrandicas.blogspot.com.br/2015/10/psicoteste-detran.html

        Excluir
    51. Alguém sabe informa se essas resposta esta certa ? link http://pt.scribd.com/doc/87967360/aula-de-tep o 1 eu lembro que ta certo que é a imagem do cavalo a resposta é letra C queria sabe qual é o livro é o autor ? me ajudem por favor

      ResponderExcluir
    52. alguém sabe informa qual o livro de figuras usado na clinica ?

      ResponderExcluir
    53. È tanta exigencia pra botar um bocado de maluco nas ruas, perdi duas vezes nisso só passei na terceira e tive que pagar mais 110 reais é só pra tirar dinheiro do povo. sou abilitado há mais de dois anos não tenho uma multa

      ResponderExcluir
    54. boa noite alguem pode me responder se essas resposta do livrinho esta certa do livro r1 perde nesse tambem ass. rita

      ResponderExcluir
    55. boa noite alguem pode me responder se essas resposta do livrinho esta certa do livro r1 perde nesse tambem ass. rita

      ResponderExcluir
    56. concordo perfeitamente! vi no Detran e a mensagem dizia: inapto temporariamente. ai pensei tava nervoso entâo foi isso...mas pra minha surpresa ao ligar pr clinica descobrir que tnha perdido nos benditos trazinhos e olha q eu julgava q tnha sido o meu forte fiz de forma perfeita...bem alinhados bom espaço e etc...realmente nâo sei como eles avaliam isso .

      ResponderExcluir
    57. J Rodrg

      Boa tarde pessoal hoje trabalho como instrutor de direção desde 2002.Dirijo veiculo de grande porte desde 1991 e e impressionante o teste dos pauzinhos.
      a minha conclusão e que não se aproveita nada.
      o porque?? nunca passei na primeira vez e ate hoje não achei reposta para isso. nas empresas por onde passei sempre me submeti a estes teste fuleira. ja ate me disseram que, estava com energia negativa e não podia assumir o cargo é mole?
      Moral da historia nuca trabalhei menos de 5 anos nas empresas por onde passei, e nesta ultima já estou a 14 anos como instrutor de veículos pesados.
      Isso prova que não tem mérito estes testes, pois no meu modo de entender se eu reprovei nos testes dos pauzinhos, como as empresas nunca reclamaram do meu rendimento.
      se as empresas por onde passei tivesse levado em consideração só os pauzinhos nunca tinha arrumado emprego e era péssimo profissional.
      Moral da historia:
      Balela estes teste muitas vezes se perde um grade profissional ou um bom motorista, por conta de avaliadores que não sabem nem diferenciar personalidade com coisa que o ser humano e igual a todos.


      ResponderExcluir
    58. Procurem também as editoras dos testes: VETOR, CASA DO PSICÓLOGO, CETEPP, entre outras internacionais. Cientistas não vivem de achismos. O problema da baixa auto-estima, o não conhecer-se, o julgamento sem embasamento teórico comprovado, a ignorância, o descaso com o trânsito e a ideia de propagar os testes psicológicos para treino, é semelhante ao que acontece na política: corrupção, pedaladas fiscais, mentiras, traições, etc. O nome é AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA e NÃO PSICOTÉCNICO ou PSICOTESTES, só para esclarecer. Pode ainda, ser chamada de testagem psicológica (qdo uso um teste). E na AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, os testes não devem ser considerados um bicho papão e o psicólogo, deve AVALIAR o TODO no PROCESSO. Ser convidado a realizar um reteste é algo normal. Porém, o Narcisismo odeia isso. Hasta!

      ResponderExcluir
    59. Procurem também as editoras dos testes: VETOR, CASA DO PSICÓLOGO, CETEPP, entre outras internacionais. Cientistas não vivem de achismos. O problema da baixa auto-estima, o não conhecer-se, o julgamento sem embasamento teórico comprovado, a ignorância, o descaso com o trânsito e a ideia de propagar os testes psicológicos para treino, é semelhante ao que acontece na política: corrupção, pedaladas fiscais, mentiras, traições, etc. O nome é AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA e NÃO PSICOTÉCNICO ou PSICOTESTES, só para esclarecer. Pode ainda, ser chamada de testagem psicológica (qdo uso um teste). E na AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, os testes não devem ser considerados um bicho papão e o psicólogo, deve AVALIAR o TODO no PROCESSO. Ser convidado a realizar um reteste é algo normal. Porém, o Narcisismo odeia isso. Hasta!

      ResponderExcluir
    60. URGENTE Preciso treinar um psicoteste com 120 gravuras para ligar, pois perdi e vou repetir e não acho na net. Responder para renato.souza1804@gmail.com

      ResponderExcluir
    61. Bem, também perdi no psicoteste. Para variar, não houve uma explicação objetiva sobre qual o motivo ou onde falhei. Essa subjetividade é impressionante. sinceramente, não consigo confiar em avaliações subjetivas, algo cujos parâmetros são somente conhecidos e entendidos por quem os aplica. Assim, voltarei à clínica sem muitas perguntas, apenas para refazer o teste. Espero que esteja em um bom dia.

      ResponderExcluir
    62. Bom, fui reprovada em uma MERDAAA de teste de raciocionio logico bestificada. É teste que percebir o radilismo desde do momento que cheguei a porra da clinica vendo cerca de 5 pessoas reprovadas. Aquilo me deixou inicialmente preocupada. Pois na minha sala tinha 5 pessoas novas e o resto reprovadas. Ou seja: 50% da sala reprovada em retorno para avaliaçao!
      Questione a psicologa sobre isso na frente de todos e ela disse q era normall!!
      Para minha surpresa quase 4 dias apos fui reprovada sem saber o pq. A indignação geraou tanta revolta que acabei achando que sou louca mesmo ou tenho algum disturbio mental e psiquiatrico.
      Pq é essa senssaçao que temos apos ser reprovada. Me sentir imediatamente lesada
      Pois nao tive ou opção em denunciar a clinica na OUVIDORIA do Estado-ba
      As normas de condutas dessa profissional que se sente uma medica.
      Pois observei que diante ao meu questionamento ela disse que vc pagaria novamente o valor ou seja: 280 reais é essa porraaaa
      Vc passa no oftomologista, e no teste de psicotecnico é inapto?
      Como é isso?
      Vc é apto para desembolsar 280 reais sem contar com transporte
      É apto no de visão
      Mas a psicologa mercenaria te reprova para tentar tirar o valor dela por aluno.
      Se liguem que: Qdo vcs sao reprovados retornam apenas para ela ganhar sozinha o valor.
      50%da sala perder não é normal de uma clinica. Algo é estranhooo
      Caça dinheiro golpe
      Para piorar que nos sentimos a pior pessoa do mundo, analfabetos, louco e com insanos
      Esquizofrenicos por causa de uma puta loira que ainda afirma em sala que nao faz perfeito a sua prova.
      Revoltante brincar com o dinheiro do povo!
      Pagamos:
      160 laudo
      1800 auto-escola
      E 280 exame
      E a vagabunda faz isso nessa crise.
      OUVIDORIA NELES JA
      Denunciemmmm essa quadrilha

      ResponderExcluir
    63. Muito bom!
      Pena que li depois de ter feito a prova! Ainda não sei se passei, vou saber amanhã, mas espero ter passado! Esta questão de ter ou não ensino superior também é muito ridícula, mas ok! Realmente acho que a qualidade é mais importante que a quantidade, mas espero ter passado! :(

      ResponderExcluir
    64. Na minha opinião, esse teste psicotécnico no caso do Detran em especial serve muito, mas serve muito mesmo pra encher o bolso desses sem vergonhas! Se for reprovado não se sinta humilhado, nem burro, nem louco, pois penso e tenho certeza que não passa de um teste idiota que não define nem avalia quem voce é nem avalia motorista nem profissional! Sabe por que? Basta andar um pouco no transito principalmente nas grande cidades, nas estradas, voce verá que só tem louco fazendo cagadas por aí, pessoas desequilibradas e egoístas prepotentes dirigindo com sua CNH fazendo trapalhadas aos montes! Nas fazem testes de RH e as empresas contratam na verdade um monte de psicopatas e geralmente são chefes, gerentes, são doidos assediadores e puchas-saco que agem de forma parcial e ferram sempre o mais fraco! Vou fazer um Psicotécnico hoje, na verdade fiz a 9 meses atras e paguei aos miseráveis R$ 90,00 para brincar com desenhozinhos de lógica e fazer esses rabisquinhos, só perca de tempo e dinheiro gasto só pra por uma frase na minha CNH "Exerce Atividade Remunerada". Pelo que eu sei mais ou menos, esse exame tem validade de 4 ou 5 anos e fiz essa porcaria não tem nem um ano, não venceu então não é? Pois é! Mas tenho que faze-lo novamente hoje, ja que estou renovando a CNH e devo ser assaltado de novo e vou deixar fácil fácil mais R$90,00 na mãozinha e vão me dar um papel e lápis pra eu brincar de rabiscar pra poder ter a minha CNH na mão! É esse o trabalho deles, fazem pouco ganham muito! E detalhe, nesse país de "M", tire a CNH e provavelmente perca-a pra industria da multa!

      ResponderExcluir
    65. É PESSOAL, ÓTIMO POSTER ME AJUDOU BASTANTE, PELO MENOS PARA AMENIZAR MINHA LEIGUICE SOBRE ESSES TESTES, TAMBÉM FUI REPROVADA, E O PIOR DE TUDO QUE AGENTE FICA SE PERGUNTANDO O QUE ACONTECEU? PASSO NA MAIORIA DOS CONCURSOS EM BOAS COLOCAÇÕES E NÃO CONSIGO PASSAR NISSO É BRINCADEIRA.

      ResponderExcluir
    66. Bom dia!
      Alguém sabe onde acho os testes psicotécnicos aplicados pelo Detran Bahia em PDF que eu possa imprimir em tamanho real para treinar?
      Obrigado!

      ResponderExcluir
    67. Fiz esse teste em 2012, passei e fiz minhas aulas, mas infelizmente levei um calote muito grande da auto escola. Por "N" motivos deixei para tirar novamente agora. E para minha surpresa terei que fazer o reteste por causa dos benditos "pauzinhos". Vai entender, né?

      ResponderExcluir
    68. O reteste do psicotécnico é pago?

      ResponderExcluir
    69. Eu reprovei na prova de placas de setas

      ResponderExcluir
    70. Eu reprovei na prova de placas de setas

      ResponderExcluir
    71. No teste palográfico não me preocupei com a quantidade e sim com a qualidade dos traços por isso reprovei. Como diz no blog logo acima : acredito que o DETRAN quer mais quantidade, ou seja, motoristas apressados e negligentes. Isso é o que vemos todos os dias no trânsito.Então, para não ficar fora vou ir pelo mal caminho da próxima vez.

      ResponderExcluir
    72. Thanks for sharing your thoughts about %meta_keyword%. Regards all of craigslist

      ResponderExcluir
    73. o que acho "irado" é que os supostos psicólogos aqui nem se quer tem capacidades de se identificarem com seus nomes próprios.
      quanto os testes pra CNH deu tudo certo. Porem, fiquei em primeiro lugar no concurso na area de seg(entre 6 mil candidatos) e o "engomadinho" atestou que eu tinha memoria fraca kkkk. realmente vcs psicos sao uns comediantes...
      mas ok! "ja é provado que os loucos tendem a provar que os normais sao loucos".

      ResponderExcluir
    74. Bom! dia Realmente,não imagino quais os critérios,eles utilizam para definir ou caracterizar os traços de personalidade de cada um nestes testes,mas,até agora fico refletindo, se realmente, estes testes definem ou caracterizam alguém? Pois,tenho certeza que o resultado destes, irá depender muito, modo como o indivíduo está naquele momento da aplicação, uma vez que, isso refletirá sem dúvida, no resultado, tudo isso deveria ser levando em consideração pelo profissional, mas, como ele poderia saber os problemas de cada um? Por isso, creio que estes estes não são viáveis.

      ResponderExcluir
    75. Gostei muito da postura de Bruno, especialmente, da sua iniciativa em questionar, afinal vivemos num país democrático ou não? É importante sim, discutir, refletir, analisar, tudo é saudavelmente, pois, o colega não insultou nem tampouco, denegriu ninguém, apenas questionou, refletiu e analisou e, isso só mostra que ele é um brasileiro esclarecido e não alienado, desinformado.

      ResponderExcluir
    76. Infelizmente também não fui aprovada no teste psicotécnico, mas fico imensamente triste pela falta de questionar da minha parte de como seria e na auto escola nem informar nada com detalhes . Apenas marca já na clínica e fala você vai fazer exames ,aí na minha ignorância achei apenas que era exame de vista e no psicólogo ,havia falado para várias pessoas que iria começar a tirar carteira e não tem um que fala para você estudar sobre o psicotécnico ,somente quando comenta que não passou na prova que aparece alguns falando que também não passou . Cheguei lá sem lápis e caneta ,a psicóloga que aplico a prova super grossa e mal queria responder minha pergunta para eu entender como era para ser feito , aí pensei seu eu fazer esses pauzinho rápido vão achar que não sou diligente e tão pouco observadora então fiz corretos e ao meu vê não rápido e moral tem que fazer o mais rápido possível e muitos , as placa achei que era sequência cá estava a procurar sequência kkkk misericórdia marquei pouquíssimo após falar a vai assim mesmo , o tempo e curto para fazer o exame também não entendo e também só e feito pela manhã hora que você está mais bugado e ansioso ,pelo menos sou assim ,agora e estudar e após entender como e para ser feito acredito que passe visto que no dia eles fala rápido e busca tempo .
      Boa sorte a todos e daqui a 20 dias faço o meu.

      ResponderExcluir
    77. Vampires in the Enchanted Castle casino - FilmFileEurope
      Vampires in casinosites.one the Enchanted Castle Casino. 토토 사이트 Vampires in 출장안마 the Enchanted Castle Casino. Vampires in the Enchanted 1xbet 먹튀 Castle Casino. Vampires in the Enchanted Castle Casino. Vampires in the https://deccasino.com/review/merit-casino/ Enchanted

      ResponderExcluir
    78. Most https://sogirlav.com/ sexually lively adults have already been exposed to HPV, although not essentially the entire HPV types targeted by vaccination. There were about 43 million HPV infections in 2018, many among people of their late teenagers and early 20s. Some types may cause well being issues, together with genital warts and cancers.

      ResponderExcluir
    79. The Gambling Commission of the UK requires players to confirm their age earlier 파라오카지노 than they play any slot recreation at no cost or actual money. Because the RTP% is greater online, enjoying in} slots is more beneficial than at an actual casino. Online, it's just under 96% while the RTP for land-based slots averages round 70%.

      ResponderExcluir
    80. But attaining the break-even level could be tough as Korea permits solely foreign passport holders to 네온카지노 enter casinos. Paradise strategically fashioned a partnership with Sega Sammy, which focuses on growing amusement and leisure content material, to supply guests greater than only a casino, officers stated. The company, established in 2012, is a method partnership} between South Korean casino operator Paradise Group and Japanese leisure firm Sega Sammy.

      ResponderExcluir
    81. By selecting bet365 an web casino with a good reputation, punters can avoid attainable risks and losses. However, a gaming platform all the time takes a sure percentage of money deposited by punters . People who are new to the industry of iGaming ought to know the basics to have a good start without going through any issues. Today, we want to offer a clear guide for all newcomers to Internet casinos.

      ResponderExcluir

    Comentários que forem considerados ofensivos ou spam serão devidamente excluídos.